Nova geração Volvo VM
10:26
Postado por Mateus
O VM com 220 cv, bastante usado em áreas urbanas e em trajetos regionais, ganhou um motor de 6 cilindros, 2 cilindros a mais que na versão anterior (antes tinha 210 cv). Já o motor do modelo rígido, que antes tinha 260 cv, chega agora a 270cv. Bastante versátil, é um modelo bastante utilizado para cargas mais elevadas e distâncias maiores.
Na configuração cavalo mecânico, o motor saltou de 310 cv para 330 cv, o maior aumento de potência da linha. Na configuração 6x4, as mudanças proporcionam mais potência e torque, fundamentais para operações em canteiros de obras.
VM rígido 330cv
Uma das novidades é o VM 330 cv nas versões rígidas 6x2 e 4x2. Até então, os caminhões da linha VM nesta faixa de potência eram oferecidos somente na opção de cavalo mecânico. Com esta nova configuração de VM rígido com motor 330cv passa a atender as operações de logística de distribuição com redução no tempo de viagem.
Painel mais ergonômico
O novo painel da linha VM está ergonomicamente mais moderno e avançado. Os comandos estão ao alcance das mãos do motorista que passa a contar com o auxílio do computador de bordo que oferece muitas informações, como consumo e aviso de eventuais falhas. O resultado é que o operador passa a ter mais controle sobre a desempenho do veículo.
O pacote de mudanças inclui novo volante com controles incorporados como, por exemplo, o piloto automático. Este dispositivo é muito útil nas operações de transporte mistas. O tacógrafo passa a ser digital e esta em nova posição, agora na parte superior da cabine. Da mesma forma, o rádio foi incorporado ao painel de instrumentos, ficando mais bem posicionado para mais conforto do motorista. O ajuste da coluna de direção agora tem ajuste pneumático.
Autodiagnose influência emissões
A partir de 2012, todos os modelos VM passam a contar com um dispositivo chamado OBD (On Board Diagnosis), que monitorar constantemente sinais importantes relacionados às emissões. Se houver falhas, o sistema indica ao motorista e reduz gradativamente o torque do motor.O sistema OBD faz o monitoramento dos sistemas de injeção, admissão de ar e gases de escape e do nível do tanque de ARLA 32. Feito a base de ureia, se transforma em amônia quando injetado no sistema de escape em altas temperaturas, ele reage com o óxido de nitrogênio emitido durante a combustão do motor. Se o nível de NOx (óxidos de nitrogênio) estiver acima de 3,5g/kWh, o motorista será alertado por um sinal luminoso no painel.
Caixas de câmbio
A caixa de câmbio de seis marchas e o eixo traseiro de dupla velocidade, por exemplo, é ideal para os modelos usados em operações de distribuição, em perímetros urbanos ou em rotas metropolitanas, com implemento caçamba, guincho ou para lixo.
A caixa de câmbio de nove marchas, combinada com um eixo traseiro de relação mais longa, é ideal para as operações rodoviárias com o modelo VM 6x2. Construída em alumínio, a carcaça é mais leve, ampliando assim aumento no volume de carga transportada.
Caixas de câmbio
A caixa de câmbio de seis marchas e o eixo traseiro de dupla velocidade, por exemplo, é ideal para os modelos usados em operações de distribuição, em perímetros urbanos ou em rotas metropolitanas, com implemento caçamba, guincho ou para lixo.
A caixa de câmbio de nove marchas, combinada com um eixo traseiro de relação mais longa, é ideal para as operações rodoviárias com o modelo VM 6x2. Construída em alumínio, a carcaça é mais leve, ampliando assim aumento no volume de carga transportada.
Fonte: Transpoonline
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