A Ford selecionou modelos da sua linha 2012 para aplicações do setor de transporte de carga perecível e seca hortifruti granjeiro. A empresa expõe os modelos no CEAGESP (Central Estadual de Abastecimento do Estado de São Paulo), na capital paulista, na Feira dos Meios de Transporte, Movimentação e Logística de Produtos Hortifrutícolas – FEMETRAN.
Os veículos escolhidos para a mostra são os modelos Cargo 816, Cargo 2429, Cargo 1933 e Transit Chassi. “A feira da CEAGESP é de grande importância por ser o maior entreposto de frutas, legumes, flores, aves e pescados da América do Sul. Ela funciona praticamente 24 horas e tem uma movimentação média diária de 10 mil caminhões”, diz Pedro Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.
A configuração da Transit Chassi permite o transporte de cargas volumosas em centros urbanos. Tem motor Duratorq 2.4 litros turbodiesel, com 115 cv de potência, câmbio de seis marchas e tração traseira. Por ter peso bruto total de 3,5 toneladas, não exige carteira de habilitação especial para ser dirigida.
O novo Ford Cargo 816 tem peso bruto total de 8.250 kg, capacidade máxima de tração de 11.000 kg e três distâncias entre-eixos para diferentes aplicações e é equipado com o novo motor Cummins Euro 5 ISBe 4.5 litros, de 162 cv.
O Ford Cargo 2429 Euro 5 com tração 6×2 atua no transporte de médias e longas distâncias, com peso bruto total de 23 toneladas. É usado como basculante, furgão lonado, tanque, baú isotérmico, de alumínio, frigorífico e transporte de carga seca.
Seu novo motor Cummins Euro 5 IBS 6.7 litros, de 6 cilindros, tem potência de 290 cv e câmbio de seis marchas sincronizadas.