Além da maior potência, a versão 2012 do modelo leve da Ford chegou ao mercado com outros atributos para deixá-lo mais competitivo no seu segmento de transporte

Substituto do Cargo 815, o caminhão leve da Ford passou a ser equipado com motor mais potente e recebeu o número 816 em sua cabine, em alusão aos 160cv de potência do motor na versão Euro 5. Com PBT de 8.160 kg e capacidade máxima de tração (CMT) de 11.000 kg, o veículo encontra-se à venda na rede de distribuidores da marca há mais de um mês e está sendo posicionado pela montadora como o mais potente em sua categoria.

"Com o Cargo 816 ampliamos as vantagens de potência e conforto do modelo, e temos ainda como mais um diferencial, dois anos de garantia sem limite de quilometragem, a maior garantia do mercado. Trata-se de um fator importantíssimo neste segmento", destacou Pedro Aquino, gerente de marketing da Ford Caminhões. O veículo é disponibilizado também com três opções de entreeixos: 3.300, 3.900 e 4.300mm. "Este modelo é reconhecido no mercado pela sua resistência, versatilidade e eficiência operacional", acrescenta Aquino. Equipado com caixa de câmbio de cinco velocidades, mais uma à ré, de acordo com a Ford o modelo chega a proporcionar economia entre 5% e 7% no consumo de combustível em relação ao seu antecessor. O motor Cummins ISBe 4.5 se presta do sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para atender às normas de emissões do Proconve P-7. Este sistema, o mais utilizado pelas montadoras no País, utiliza ARLA 32, aditivo injetado no sistema de exaustão para transformar os gases poluentes em vapor de água. Além da nova motorização, também ganha destaque no modelo leve da Ford o painel de instrumentos, mais ergonômico e suave ao toque, produzido em material reciclável (polipropileno e fibra de sisal) desenvolvido pela Ford (JG).