A  PACCAR divulgou recentemente suas receitas e lucro líquido no primeiro trimestre de 2012. A companhia faturou US$327,3 milhões (US$ 0,91 por ação diluída) no primeiro trimestre de 2012, em comparação com os US$193,3 milhões (US$ 0,53 por ação diluída) no primeiro trimestre do ano passado. No primeiro trimestre de 2012, as vendas líquidas e as receitas de serviços financeiros aumentaram 45%, para US$4,78 bilhões, a partir dos US$3,28 bilhões relatados no primeiro trimestre de 2011.
Conforme explica Mark Pigott, presidente e CEO da fabricante, o balanço sólido, e o fluxo de caixa positivo da PACCAR permitiram que a empresa aumentasse os investimentos de capital, aumetando a eficiência operacional e os programas de fabricação e desenvolvimento de produtos. “Temos o prazer de lançar nossos mais novos veículos, o Kenworth T680 e o Peterbilt Modelo 579. Estes caminhões aerodinâmicos são o resultado de um período de quatro anos, e de um programa de US$400 milhões, que projetou e desenvolveu uma família de cabines de 2,1 metros de largura, alimentadas pelo motor PACCAR MX”, com eficiência no consumo de combustível. Esses novos investimentos em produtos contribuirão com o recorde de participação de 28,1% da PACCAR do mercado norte-americano de caminhões, atingida em 2011, e contribuirão para o crescimento da empresa a longo prazo”.
Segundo ele, “Os resultados da PACCAR refletem os benefícios do aumento de vendas de caminhões na América do Norte, o crescimento em ativos de serviços financeiros e as receitas de pós-vendas em nível mundial”.
De acordo com o executivo, os clientes da América do Norte estão se beneficiando do aumento da tonelagem de frete, e das maiores taxas de utilização da frota, que estão impulsionando a substituição de suas antigas frotas de caminhões estradeiros. “O mercado de caminhões profissionais está reprimido, devido aos baixos níveis de investimento em novos empreendimentos imobiliários, e nas atividades de construção em geral. Os registros de caminhões na Europa melhoraram em 2011, mas os contínuos desafios econômicos na Zona do Euro resultaram em menos pedidos de caminhões para a indústria no primeiro trimestre de 2012. Estou muito orgulhoso dos nossos 23.200 funcionários que propiciaram excelentes resultados para nossos acionistas e clientes”, informa Pigott.
Mercados Globais de Caminhões
O mercado de caminhões na Europa, ao contrário dos EUA, não está tão favorável. Para Harrie Schippers, presidente da DAF, “Estima-se que as vendas da indústria no mercado de caminhões acima de 16 toneladas na Europa, em 2012, estarão na faixa de 210.000-230.000 unidades, em comparação com as 241.000 unidades no ano passado, refletindo um mercado que está sendo impactado pelos desafios econômicos na zona do euro”, disse Schippers. “Os fabricantes europeus de caminhões reduziram os índices de construção, bem como programaram dias de paralisação nas fábricas, refletindo o mercado em baixa”.
Contudo, Dan Sobic, vice-presidente executivo da PACCAR, ressalta boas expectativas quando se trata da indústria canadense e norte-americana. Espera-se que as vendas da indústria canadense e norte-americana, em 2012, aumentem dos 197.000 veículos vendidos no ano passado, para algo em torno de 210.000-240.000 veículos, impulsionadas, principalmente, pela substituição contínua dos caminhões antigos. “A recuperação gradual do mercado de caminhões reflete uma economia que continua a ter altas taxas de desemprego, e baixos índices de novas moradias e outras atividades de construção. A demanda anual de reposição para o mercado de caminhões dos EUA e Canadá é estimada em aproximadamente 225.000 unidades”, acrescenta Sobic.
As Concessionárias Americanas de Caminhões (American Truck Dealers – ATD) nomearam o Peterbilt Modelo 587, com o motor MX PACCAR, na categoria de motores pesados e o Peterbilt Modelo 210 na categoria de motores médios como os  “Caminhões Comerciais do Ano de 2012 da ATD” durante a sua convenção anual em fevereiro de 2012. Esta é a primeira vez que um fabricante de caminhões venceu nas duas categorias no mesmo ano.
De olho no Brasil
A PACCAR acredita no mercado nacional de caminhões e projeto bons resultados da montadora para 2013. “O Brasil possui um grande mercado de caminhões com vendas para a indústria de 165.000 unidades acima de seis toneladas, em 2011. A gama de produtos DAF oferece qualidade superior, baixos custos operacionais, excelente dirigibilidade e manobrabilidade, além do motor PACCAR MX, que é líder da indústria”, disse Bob Christensen, vice-presidente executivo da PACCAR. “A produção de caminhões DAF no Brasil em meados de 2013 é um excelente desenvolvimento em que se espera vendas adicionais na América do Sul”, acrescentou Christensen.
Foto: Divulgação/Paccar