A Volvo do Brasil inaugurou no dia 29/11, no seu complexo industrial em Curitiba, uma fábrica de caixas de câmbio eletrônica I-Shift e do motor 11 litros. A caixa I-Shift, bem como o motor 11 litros, eram importados da Europa e montados aqui, o que agora irá mudar com essa novidade.
acima sistema de cambio i-shift usado nos trucks FM e  FH
Com isso, o Brasil passa a ser o 1º país com uma fábrica de caixas de câmbio I-Shift fora da Suécia, sede mundial do Grupo Volvo. Com a produção local, foram criados dezenas de novos empregos para a linha de montagem e também possibilidades de novos negócios para os fornecedores locais e mais agilidade no processo industrial da Volvo.
A Caixa I-Shift é um sucesso. E isso não é a toa já que proporciona a sensível redução no consumo de combustível – até 5% em relação aos veículos com equipamentos manuais. Além disso, permite uma maior durabilidade da embreagem, menor desgaste de pneus e aumenta o nível de conforto e segurança para o motorista. Na prática, isso significa que o motorista não precisa fazer nenhum esforço e não se preocupa em trocar marchas. No modo automático, por exemplo, é só acelerar e frear. Tudo é feito de forma eletrônica, precisa e suave.
As caixas de câmbio I-Shift nacionais já estão sendo produzidas equiparão daqui para frente os FHs e FMs que forem sendo produzidos.
Fonte: Blog Oficial Volvo