O mercado de caminhões promete para 2012. A novidade do momento é a nova fábrica de caminhõesDAF. A pedra fundamental dessa unidade foi colocada na última segunda-feira, dia 9, em Ponta Grossa.
A montadora norte-americana Paccar vai investir cerca de U$ 200 milhões no empreendimento, que vai ser beneficiado pelo programa Paraná Competitivo. Por outro lado vai gerar 500 novos empregos diretos na região dos Campos Gerais.
A fábrica será construída em uma área de 500 hectares, às margens da rodovia PR 151, entre os municípios de Ponta Grossa e Carambeí. A ideia da montadora é começar as atividades da fábrica emabril de 2013, com a produção de diversos modelos como o LF, CF e XF, todos eles DAF.
Durante a cerimônia de colocação da pedra fundamental, a empresa conseguiu a licença ambiental necessária para o andamento normal das obras concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
O Paraná no ano de 2011 registrou um número extremamente elevado e recorde de empregos com carteira assinada, foram 157 mil postos de trabalho, sendo que 98 mil foram contratados no interior do Estado.
A expectativa do governo é que, com a instalação da Paccar, mais 20 fábricas tenham o interesse em se instalar no Estado. Além disso, o alto investimento feito pela montadora também serve como estímulo e incentivo para que novas empresas internacionais voltem suas atenções para o Paraná.
A DAF aprovou toda a parceria feita com o governo, alegando que o este se mantém parceiro dos empresários que tem consciência da importância de geração de empregos e de renda fixa para a população.
E a parceria não fica só em impostos, a Paccar também se aliou com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para desenvolver cursos de educação continuada em áreas de engenharia e contabilidade para capacitar possíveis futuros novos funcionários.
A iniciativa é uma evolução do relacionamento empresa-governo. Enquanto o governo pode ajudar com algum incentivo fiscal ou com dinheiro, a empresa auxilia com empregos para pessoas da região ou com incentivos em educação para jovens.
A expectativa de ter mais empresas no Estado também é válida. Imagine quantas pessoas conseguirão bons empregos se essa meta de 20 empresas se instalarem na região. Ajudaria o governo que poderia investir dinheiro destinado a geração de empregos em obras de infra-estrutura para melhorar as condições da cidade.
Válido dizer também que essa ideia poderia ser copiada por estados que precisem urgente de empregos. Norte e nordeste poderiam ser bases para outras fábricas, já que uniria o útil de ter empregos ao agradável de oferecer uma qualificação profissional adequada para os profissionais.

Fonte: Transporte Mundial