nota: Prestem bem atenção nas dicas no final do post para se manter saudável no volante e na vida.
Atenciosamente Cicero Alvez.
Pesquisas indicam que sentir sono no volante é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Para atenuar este grave problema e contribuir com a segurança rodoviária, a Volvo está investindo em projetos e tecnologias que auxiliam os motoristas a ficarem acordados, alertas e no controle.
A proporção de acidentes causados ​​pelo cansaço dos condutores ​​varia entre 15% e 60%. Um estudo do Comitê Sueco de Segurança do Transporte revelou que 52% dos acidentes envolvendo caminhões pesados estavam relacionados à fadiga, e que, em quase 18% dos casos, o motorista admitiu ter adormecido.
Para manter a atenção do motorista e alertá-lo sobre a necessidade de parar para descansar, a Volvo Trucks desenvolveu o Detector de Atenção (DAS), um sistema que detecta quando o condutor está saindo do curso normal e envia um aviso sonoro e um sinal visual para que ele retome a atenção.
O motorista de longo curso dorme, em média, 4,6 noites por semana na cabine do caminhão, segundo pesquisas realizadas pela Volvo Trucks.  Quando a empresa pesquisou as prioridades dos motoristas, no topo da lista apareceu descanso e conforto para dormir. Visto isso, para que o motorista durma melhor e se mantenha mais atento ao volante, a Volvo redesenhou toda a área de beliche das cabines de seus caminhões. As camas são ajustáveis​​ e há opções de colchões com diferentes tipos de revestimento e de maciez e firmeza para atender as preferências individuais.
Confira algumas dicas para manter seu sono e suas viagens saudáveis e seguras:
·         O corpo humano tem um ritmo biológico natural que faz com que queira dormir durante a noite. Como resultado, a qualidade do sono é pior quando você dorme durante o dia.
·         O cansaço é maior entre às 4h e 6h da manhã.
·         Cansaço excessivo durante o dia pode decorrer de exaustão frequente, devido ao trabalho por turnos ou ao sono insuficiente.
·         Consulte um médico caso suspeite que existam causas patológicas para sua sonolência diurna.
·         Estudos demonstram que é possível armazenar o sono. Obter um bom descanso antes de partir para uma longa viagem é uma boa ideia.
·         Um condutor cansado reage mais lentamente e leva mais tempo para detectar perigos que se aproximam, como obras nas estradas e passagens de nível.
·         O cansaço prejudica tanto a sua capacidade de processar informação, como a sua função de memória de curto prazo.


Fonte: Blog Volvo Caminhões.