A pedra fundamental da fábrica de caminhões da DAF foi instalada ontem, na cidade paranaense de Ponta Grossa. A cerimônia contou com a presença do presidente mundial da multinacional, Mark Pigott (na foto acima, à esquerda). Com investimentos de US$ 200 milhões, o empreendimento irá gerar cerca de 500 empregos diretos. O objetivo da fabricante é conquistar 10% do mercado brasileiro nos próximos 10 anos.
Prevista para ser construída em uma área de 500 hectares às margens da estrada PR-151, entre os municípios de Ponta Grossa e Carambeí, a fábrica irá produzir em seu primeiro ano de 800 a 1.000 caminhões (mas terá capacidade para 20.000/ano). A estimativa é que os primeiros caminhões estejam prontos entre julho e agosto de 2013.
Marco Davila, presidente da DAF do Brasil, mostrando powertrain da DAF ao governador Beto Richa
A DAF pretende iniciar suas operações com a montagem do pesado XF, vindo em seguida o médio CF e o leve LF. A fabricante irá fechar acordos com 59 fornecedores brasileiros ou estrangeiros que tenham filial no Brasil.
O presidente Mark Pigott destacou a parceria consolidada entre a DAF e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para o desenvolvimento de cursos de educação continuada, nas áreas de Engenharia e Contabilidade.