A Daimler resolveu inovar nas tecnologias paracaminhões e lançou o novo Super Great HEV, commotor híbrido. Ele vem equipado com um motor comum de combustão a diesel e com um motor/gerador elétrico.
Ele vem com um pack de baterias íon-lítio e com software de controle eletrônico. Ele é baseado em uma tecnologia já existente e aplicada em outro caminhão da marca, o Canter Eco Hybrid que vendeu mais de 1200 unidades em 2006.
Super Great HEV tem um sistema que pode funcionar só com o motor a diesel, só com o elétrico ou com uma combinação dos dois. Essa tecnologia é vista com bons olhos pelo mercado, já que representa uma solução adequada para veículos comerciais que efetuem operações como recolhimento de lixo ou distribuição de mercadorias em lugares de difícil acesso.
Essa solução se deve ao fato que ele otimize a energia cinética devido ao grande número de paradas e arranques que esses veículos são obrigados a realizar diariamente. A Fuso ainda garante que os caminhões de longas distâncias podem tirar vantagem da frenagem regenerativa em descidas, quando essa energia seria capturada para ser usada depois.
Os primeiros testes feitos em auto-estradas japonesas demonstraram um ganho de 10% de combustível em comparação a veículos de combustão a diesel. A idéia é otimizar ainda mais essa tecnologia e diminuir o peso do híbrido, ganhando assim mais economia.
Acredito ser uma idéia extremamente válida e econômica. Os veículos convencionais que fazem coleta de lixo e transportam materiais para lugares de difícil localização gastam muito combustível com as paradas e arrancadas freqüentes.
Esse tipo de tecnologia poderá ajudar a economizar combustível e a poupar o meio ambiente. Além disso, servirá de base para que carros e motos possam evoluir e ter esse tipo de movimento para quem sabe em um futuro próximo, podermos nos livrar do petróleo como fonte primária de combustível para carros, motos e utilitários.

Fonte: AmoCaminhoes.com