Desde 1º de janeiro, os espelhos retrovisores instalados nos automóveis e utilitários nacionais deverão seguir uma nova norma: a Resolução 226/07 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Inspirada em normas de segurança da Europa, a lei determina uma nova configuração do campo de visão em largura e altura, o que aumentará a segurança nas ultrapassagens, mudanças de faixa e nas saídas e entradas de vagas paralelas. Na Volkswagen, a família Kombi começou 2012 com os novos retrovisores.
Segundo a lei, o motorista deverá ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de largura em ambos os lados, a partir de vinte metros atrás dos pontos oculares do condutor. Além disso, na região mais próxima, deve-se ter visibilidade lateral mínima de um metro, e quatro metros para trás, também nos dois lados do veículo (veja ilustração abaixo).
Novo campo de visão em utilitários
Para aumentar o campo de retrovisão e evitar que o retrovisor torne-se muito grande, o que perturba a harmonia de design do veículo, a solução técnica encontrada foi a adoção de lentes convexas, que ampliam a visão sem a necessidade de aumentar muito o corpo do espelho retrovisor.