A partir de janeiro de 2012 o Diesel S-50 – com baixo teor de enxofre – terá sua comercialização ampliada para todo o território nacional e passará a custar R$0,06 a mais por litro do que o diesel vendido atualmente no Brasil, conforme registrou diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
Hoje, o tipo de diesel disponível no mercado brasileiro é o diesel S-500, com mais enxofre do que o S-50. Este último será destinado para a nova frota de veículos com motor Euro 5 com níveis de emissões de gases veiculares mais baixos, conforme exige a regulamentação P7, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
Para que a emissão das partículas de gases poluentes apresente redução ainda mais significativa, é necessária a utilização do aditivo Arla 32, uma solução de uréia que deverá ser acrescida aos novos caminhões, a ser comercializado pela Petrobras Distribuidora com a marca Flua. O litro do Arla poderá custar entre R$2,00 e R$3,00.
Em 2012, as refinarias ainda irão produzir o Diesel S-1800, S-500 e o S-50. Já para 2020, a intenção é que haja somente dois tipos de diesel no País, o S-10 e o S-50, com teores de enxofre ainda mais reduzidos.
Número de postos
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima que 160 mil a 170 mil caminhões devam ser produzidos com a motorização adequada para receber o Diesel S-50. Pensando neste número, a Petrobras irá dispor 900 postos de serviços em todos os estados brasileiros com o novo o Diesel S-50 para receber a quantidade de pessoas que irão abastecer seu veículo pelo País.
Entretanto, de acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo), o ideal seria atingir três mil postos. A Petrobras informou que está avaliando uma possível ampliação.