A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou no final da tarde de segunda-feira (19/12) a Operação Morfeu. Até o momento foram apreendidos mais de 40 mil comprimidos de anfetaminas diversas, conhecidos entre os caminhoneiros como “rebites”. Junto com as substâncias, também caiu na apreensão cerca de R$ 25.000,00 em espécie, armas de fogo e munições. Pelo menos 25 envolvidos com os crimes foram presos.
De acordo com a PRF, entre os detidos estão funcionários de postos de beira de estrada, apontados pelas investigações como facilitadores do esquema. Os envolvidos poderão ser enquadrados nos crimes contra a saúde pública, e cumprir penas de 1 a 15 anos de reclusão.
Em Goiás, a polícia averiguou restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis, transportadoras e residências ao longo da BR-153, entre as cidades de Anápolis e Porangatu. Foram apreendidos mais de 12 mil comprimidos de anfetaminas, e cerca de R$ 10.000,00 em dinheiro e cheques. Oito suspeitos foram presos.
No Maranhão, em Santa Inês, em um posto de combustíveis na BR-316 foram apreendidos mais de cinco mil comprimidos de anfetamina. Já na Bahia, em Santo Antônio de Jesus, os agentes apreenderam em uma empresa farmacêutica cerca de 1.200 frascos de medicamentos irregulares. Segundo agentes da Anvisa, os produtos eram comercializados sem licença do órgão regulador.
A Operação Morfeu é o resultado de um trabalho prévio de inteligência realizado pela PRF, que mapeou áreas vulneráveis e monitorou a ação dos criminosos que facilitavam a chegada de anfetaminas até os caminhoneiros.
Para a polícia, o cansaço e o uso de drogas podem estar entre as causas de muitos acidentes graves envolvendo veículos de carga nas estradas brasileiras. Os “rebites” geralmente são receitados para o tratamento de obesidade, sendo necessária receita médica para sua obtenção.
Além da diminuição do apetite, o seu uso traz uma sensação de “vigor”, inibindo o sono e o cansaço. Mas os reflexos ficam prejudicados, e, passado o efeito, o motorista é surpreendido por um cansaço repentino, podendo adormecer instantaneamente ao volante.