Da calibragem periódica ao rodízio, as fabricantes de pneus sempre ressaltam que os motoristas que obedecem às recomendações técnicas de manutenção conseguem, sim, rodar mais e melhor. A Bridgestone faz abaixo uma relação com os 10 mandamentos para utilizar melhor os pneus de carga. Confira:
1) Calibrar os pneus semanalmente
De acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo, manuais técnicos dos fabricantes de pneus ou norma da ALAPA (Associação Latino-Americana de Pneus e Aros).

2) Fazer o rodízio de pneus
Com periodicidade a ser definida em função de fatores operacionais e das práticas de manutenção do usuário.

3) Evitar sobrecarga no veículo
Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de estouro ou de alterações estruturais importantes.

4) Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo
Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.

5) Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo, considerando também o emparelhamento de pneus duplos
As partes do veículo foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera o equilíbrio.

6) Alinhar o sistema de direção e suspensão e balancear os pneus periodicamente
Isto deve ser feito sempre que: o veículo sofrer impactos fortes, ocorrer a troca de pneus, os pneus apresentarem desgastes irregulares, forem substituídos os componentes da suspensão e o veículo estiver “puxando” para um lado.

7) Utilizar o pneu indicado para cada tipo de aplicação
Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso na terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.

8) Observar periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI)
Este indicador existente em todo pneu mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca.

9) Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes
Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.

10) Evitar a direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção
Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso. Os melhores motoristas são aqueles que, mesmo rápidos, sabem poupar seus veículos e pneus.