A Volvo desenvolveu o Detector de Atenção (DAS), sistema baseado em sensores que detectam quando um condutor está saindo do curso normal, mudando a direção do veículo e envia sinal sonoro e visual se o motorista mostra sintomas de cansaço tais como condução errática ou irregular.
  
“O sistema é invisível caso se esteja dirigindo bem. Não é algo que irá exigir sua atenção ou distraí-lo desnecessariamente enquanto estiver na estrada. Quando o sistema faz o alerta é por uma razão boa, é para avisa-lo que é um perigo na estrada e que está na hora de fazer algo a respeito”, explica Peter Kronberg, que liderou o desenvolvimento técnico dos DAS para caminhões Volvo. 
O objetivo é contribuir para a redução de acidentes provocados pelo cansaço. Pesquisas mostram que sentir sono no volante é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado e a proporção de acidentes causados pelo cansaço dos condutores varia de um estudo para outro, mas normalmente gira entre 15% e 60%. Além disso, este tipo de incidente é muitas vezes mais grave do que as colisões causadas por outros fatores, já que os tempos de reação são retardados. "Está comprovado que dirigir cansado é tão perigoso quanto dirigir com álcool no sangue", diz Torbjörn Ã…kerstedt, pesquisador do sono e professor do Karolinska Institutet e da Universidade de Estocolmo, na Suécia, país sede mundial do Grupo Volvo. A capacidade de condução é afetada de várias maneiras, além das consequências óbvias de cair realmente no sono. "Você raciocina mais lentamente, demora mais para se lembrar das coisas, tem mais dificuldade para aprender coisas novas e responde mais lentamente a estímulos simples", diz Ã…kerstedt. "As investigações também mostraram que se perde o controle sobre as emoções. Ser emocionalmente instável não é uma característica positiva quando se está atrás do volante, pois prejudica o seu julgamento”, relata o professor.