Luís Antonio da Silva foi o grande vencedor do concurso cultural Herói das Estradas, uma iniciativa da Goodyear para valorizar os caminhoneiros do Brasil. O motorista profissional de Santa Barbara D’Oeste/SP foi premiado hoje em São Paulo com um caminhão zero quilômetro da Volkswagen Caminhões, um Constellation 19.320 4×2.
Em 2002, Luís salvou a vida de Gentio Canuto, um Sargento da Polícia Militar que havia sofrido um acidente de moto e estava desaparecido por mais de 12 horas. “Até hoje eu não lembro o que aconteceu, mas a perícia constatou que não sofri nenhum choque de veículo. Devo ter dormido na direção, por causa de cansaço”, disse Canuto, que participou do evento entregando as chaves do caminhão para seu herói.
“Esse prêmio é um divisor de águas para mim. Sempre tive o sonho de ter um caminhão próprio e agora vou trabalhar para mim, serei independente! Além disso, receber as chaves da mão da pessoa que eu salvei foi muito lindo”, falou Luís Antonio.
Ao longo deste ano, dez relatos de heroísmo foram selecionados entre mais de mil inscritos. Junto com Luís Antonio, outros dois caminhoneiros seguiram na disputa. O segundo lugar ficou com Pedro Osni Rezende da Silva, que salvou o motorista de um caminhão em chamas. O terceiro colocado foi Tércio Ferreira, que socorreu um homem desmaiado que caiu numa caixa d’ água. Ambos foram premiados, respectivamente, com R$ 30 mil e R$ 15 mil em pneus e recauchutagem Goodyear.
“O transporte rodoviário move grande parte da economia brasileira e os caminhoneiros são responsáveis pelo carregamento de mais de 60% de tudo que é transportado no país. Por isso, o nosso objetivo com o Herói das Estradas é valorizar e reconhecer os heróis anônimo”, afirmou Rui Moreira, diretor de Marketing da Goodyear, que apresentou os caminhoneiros heróis.
Esta foi a primeira vez que a Goodyear realizou o prêmio no Brasil. “Depois de grande sucesso nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha, o programa vem reforçando o valor que o caminhoneiro tem na nossa sociedade. E prova uma coisa que já sabíamos: O melhor do Brasil é o brasileiro. Nós somos um povo com indivíduos bons”, finalizou.
Confira a história vencedora de Luís Antonio da Silva:
“Em 04/02/2002, dia do meu aniversário, eu fui carregar na usina Santa Maria em Cerquilho (SP), e já estava voltando. Por volta das 10h30, estava em Capivari, no sentido de Piracicaba. Na Rodovia do Açúcar, fiz uma ultrapassagem e, quando olhei para o retrovisor direito, algo me chamou a atenção: avistei a roda de uma moto, no meio de um grande buraco. Parei imediatamente e fui conferir. Quando me aproximando, passei por vários pedaços da moto e avistei um homem caído e muito ferido, com fraturas expostas e muito ensanguentado, mas, ainda lúcido. Quase sem forças para falar, ele me pediu que ligasse para 190. Quando eu estava tentando explicar o local do acidente, o rapaz ferido me pediu para que eu dissesse que tratava-se do “Canuto”. Para minha surpresa, a atendente começou a comemorar a notícia e gritava no telefone: “encontraram o Sargento”. Em seguida, ela voltou a conversar comigo para saber a localidade. Fiquei sinalizando até a chegada da ambulância, ajudei a colocá-lo na maca e passei todos os meus dados no boletim de ocorrência. Ele caiu por volta das 18h45 do sábado e eu só o encontrei no domingo pela manhã. Penso que na vida há um propósito para tudo, pois não tenho costume de trabalhar no domingo e especialmente no dia do meu aniversario. Acabei recebendo um presente por ajudar uma vida e para Deus isto é muito importante. O Sargento mora em Piracicaba, mas na época trabalhava na Polícia Militar em Capivari”.