A fabricante de freios para caminhões, ônibus e semirreboques Master assinou um acordo de cooperação com a Haldex, empresa sueca especializada em componentes para veículos comerciais. O acordo prevê a manufatura, comercialização e assistência técnica de sistemas ABS para freios pneumáticos com aplicação em veículos comerciais no mercado brasileiro.
A nova legislação brasileira exigirá que, inicialmente, reboques e semirreboques com PBT (Peso Bruto Total) maior que 57 toneladas fabricados em 2013 sejam equipados com sistemas antibloqueio de freios (ABS), alcançando 100% dos equipamentos fabricados a partir de 2014.
“Nosso produto premium será complementado pela reconhecida qualidade do serviço ao cliente, rede treinamento e linha de produto premium da Master. Juntos, nós seremos capazes de assegurar alta qualidade e segurança na disseminação da tecnologia ABS no Brasil”, disse o vice-presidente Executivo da Unidade de Negócios de Controles Pneumáticos da Haldex, Jay C. Longbottom. . “Isto nos coloca na vanguarda da tecnologia do mercado de freios brasileiro”, completou o diretor executivo de autopeças das Empresas Randon, Alexandre Gazzi.
Perfil das empresas
A Master está localizada em Caxias do Sul/RS, e conta com aproximadamente 1.300 funcionários. A empresa é uma joint-venture entre a Randon S.A. e a Meritor, esta última localizada em Troy, Michigan, EUA.
A Haldex, sediada na cidade de Landskrona, Suécia, tem suas ações negociadas na Nasdaq OXM – Bolsa de Valores de Estocolmo, e suas vendas líquidas alcançaram quase 3,7 bilhões de Coroas Suecas em 2010. O número de funcionários chega a aproximadamente 2.200.