Um júri formado por 24 jornalistas especializados no setor de transporte elegeu o extrapesado Actros, da Mercedes-Benz, como o Caminhão do Ano de 2012, na semana passada. O troféu “Truck of the Year” é uma premiação tradicional na Europa que começou em 1977, avaliando as qualidades técnicas dos veículos comerciais do Velho Mundo.
Os veículos comerciais lançados nos últimos 12 meses passam por avaliações que analisam a inovação, conforto, segurança, dirigibilidade, economia de combustível e redução das emissões de escape. Em cada categoria, os concorrentes recebem uma pontuação.
Com 161 votos a seu favor, o Actros ficou à frente do off-road Tatra Phoenix (construído na República Tcheca), que teve 67 votos, e do Scania Euro 6 (em terceiro lugar com 50 votos). Esta foi a quarta vez que o Actros ganhou o prêmio “Truck of the Year”. Sua primeira vitória foi em 1997, e depois em 2004 e 2009.
Executivos da Mercedes-Benz recebem prêmio
O Actros conquistou os votos pela suas soluções no sistema de transmissão e também pela aerodinâmica da cabine, que ajuda a reduzir o consumo de combustível, uma das maiores preocupações para os operadores de transporte rodoviário não só da Europa, mas de todo o planeta.
O prêmio “Truck of the Year” começou na Inglaterra, em 1976, com o editor da revista Truck Magazine, Patrick Kennett. Ele testava o caminhão Seddon Atkinson SA200 no norte da Grã-Bretanha, quando sentiu que o veículo inovava em conforto e segurança. Decidiu criar a premiação para promover o desenvolvimento de novas tecnologias que realmente fizessem diferença para o mercado de caminhões. Andrew Frankl, empresário que dirigia a Truck Magazine, abraçou a idéia e em 1977 saiu o primeiro caminhão premiado.