A notícia da inauguração do concessionário Mercalf, em Jundiaí, defendida pela Iveco como a primeira com conceito sustentável no Brasil, foi rebatida pela Ford Caminhões. A montadora do oval azul afirma que sua representante em Brasília, a Slaviero Caminhões, inaugurada em junho de 2010, já havia sido construída seguindo conceitos ecológicos. Na época, a montadora distribuiu um comunicado onde destacava os detalhes da iniciativa.
Segundo a nota, a concessionária conta com sistemas projetados para economizar água, energia, proteger o ambiente da contaminação por resíduos e utilizou somente madeira certificada, das obras até a confecção dos móveis. “A nova Slaviero é uma das primeiras instalações totalmente ecológicas do Brasil. Ela atende todos os padrões de preservação ambiental da Rede Ford Caminhões e vai além, mostrando um claro compromisso com a sustentabilidade”, já dizia Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul. 
A notícia desmorona a intenção da Iveco que pleiteava para si a posição de pioneira nesse ambiente, mas não tira o brilho da marca por investir na busca de novas soluções. A Ford, pelo visto, foi realmente a pioneira (até que surja outra reivindicando a posição) mas, numa comparação direta entre o que as duas fizeram em termos de sustentabilidade, a conclusão é que a obra da Iveco Mercalf está um passo adiante. Pode-se concluir que a Ford Slaviero foi a pioneira, mas a Iveco Mercalf oferece um padrão ainda mais sustentável. Ganham a sociedade e o meio ambiente.