Por sua agilidade no transporte e elevada capacidade de carga, o furgão Sprinter, da Mercedes-Benz, recebeu o Prêmio Baker Top 2011, criado pela Revista Padaria 2000 com o objetivo de valorizar a excelência e a qualidade dos produtos e serviços no setor de panificação e confeitaria. A premiação é destinada a fornecedores, distribuidores, padarias e profissionais que se destacaram ao longo de 2011.
“Os veículos Sprinter são referência também em durabilidade, agilidade e satisfação do cliente, com elevado padrão de qualidade, conforto, segurança e custo operacional”, afirma Adriana Taqueti, gerente sênior de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.
“Tanto o furgão, quanto o chassi com cabina, oferecem diversas possibilidades de uso, seja pelas padarias que os utilizam para entregas, como pelos distribuidores e fornecedores de produtos, que abastecem os cada vez mais diversificados pontos de venda e de conveniência”, explica Adriana.
O veículo
A linha de comerciais leves da Mercedes-Benz atende a faixa de 3,5 a 4,6 toneladas de peso bruto total (PBT), sendo formada pelos modelos 413 CDI (4.600 quilos de PBT), 313 CDI (3.550 quilos de PBT) e 311 CDI Street (3.500 quilos de PBT). São 16 versões de furgão e cinco de chassi com cabina para transporte de cargas, bem como 13 versões de van para transporte de passageiros.
Equipados com o motor eletrônico OM 611 LA e tecnologia CDI (Common Rail Direct Injection), os veículos oferecem 129 cavalos de potência a 3.800 rpm e 31 mkgf de torque entre 1.600 e 2.400 rpm (413 CDI e 313 CDI) ou 109 cavalos de potência a 3.800 rpm e 28 mkgf de torque entre 1.600 e 2.400 rpm (311 CDI Street). Essa configuração força em subidas e retomadas, fatores essenciais no tráfego intenso das grandes metrópoles.
Outro grande atrativo dos furgões é a capacidade volumétrica de carga, que vai de 7 a 13,4 metros cúbicos. Já os chassis com cabina permitem até 2.740 quilos de carga líquida, dependendo do tipo de carroçaria implementada, caso, por exemplo, de baú carga seca e de furgões frigoríficos ou isotérmicos.