A Mercedes-Benz começa a apresentar os renovados modelos da linha leve. Na quinta-feira (24), mostrou o caminhão Accelo nas versões 815 e 1016, em três opções de entreeixos, com capacidade de oito e dez toneladas respectivamente.


O motor do novo Accelo é o eletrônico OM 924 LA de 4 cilindros e 156 cv de potência, o mesmo aplicado em família de caminhões médios e parte da linha de semi-pesados da marca. O modelo está preparado para atender os níveis de emissões exigidos na norma Proconve P-7, que entra em vigor no Brasil em 1º de janeiro de 2012.

As vendas do novo Accelo iniciam em janeiro de 2012 e a produção será na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora (MG), onde também será produzido o Actros. A versão 815 substituirá o tradicional 710, o Mercedinho, que terá sua produção reduzida para atender apenas ao mercado de exportação, principalmente a Argentina, que adiou para 2013 a adoção da mesma norma. A versão também inaugura a Mercedes-Benz na faixa de veículos de 8 toneladas de PBT. Já o 1016 ficará no lugar do Accelo 915 C.

Segundo a diretora de vendas e marketing da Mercedes-Benz no Brasil, Tânia Silvestri, o segmento de leves representa 30% do mercado total de caminhões no País, dos quais 70% são VUCs. “Em 2012 nossa meta é voltar à liderança do mercado de caminhões no Brasil e o segmento leve é fundamental para atingirmos nosso objetivo. Trabalharemos para manter nossa participação de 30% nesse segmento.”

Para o mercado total de caminhões, a empresa trabalha com projeção de queda de 10% a 15% devido ao aumento de preço dos veículos a partir das novas tecnologias para atender a redução de emissões e a antecipação de compra por parte dos clientes realizadas em 2011. Com informações do Automotive Business.

Fonte:WebPesados