Durante a Fenatran 2011, que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, entre os dias 24 e 28 de outubro, a fabricante de caminhões e ônibus Volkswagen, MAN Latin America, apresentou uma novidade para quem dirige o VW Constellation: a primeira cabine blindada da MAN.
Destinados especialmente à indústria de eletrônicos, farmacêutica e de tabaco, a aplicação da blindagem será feita sob encomenda a pedido do cliente e somente pelo fornecedor autorizado. Toda a família da linha Constellation terá suas cabines leito e estendida blindadas.
Desenvolvido em conjunto com a engenharia brasileira da montadora de Resende/RJ e com a empresa brasileira Inbra Blindados, as cabines são feitas com manta de aramida (fio sintético) plana e modelada que garante um veículo mais leve que a blindagem convencional e mais resistente. Também é utilizado o aço com características balísticas cortado a laser e estampado. O nível de blindagem das cabines chegará aos IIIA.
“Nossa preocupação é garantir a segurança dos motoristas e, sobretudo os negócios de nossos clientes. A cabine blindada, inédita no mercado brasileiro, veio complementar as soluções já existentes no mercado que dão total atenção a carga transportada e, além disso, reduzirão os custos com o seguro do veículo”, afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da MAN Latin America.