O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concluiu um empréstimo de US$ 430 milhões com quatro bancos comerciais internacionais para financiar a construção, operação e manutenção de um novo terminal privado de uso misto para contêineres e líquidos no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O empréstimo foi concedido para a Empresa Brasileira de Terminais Portuários S.A. (Embraport).
De acordo com o BID, o projeto irá aliviar a sobrecarga e reduzir os custos em Santos. A transação envolve um empréstimo A de 15 anos, de US$ 100 milhões do BID, e um empréstimo B, de 12 anos, de US$ 330 milhões do WestLB, Caixa Geral de Depósitos, HSBC e Banco Santander.
Paralelamente, a Caixa Econômica Federal aprovou um outro financiamento de R$ 633 milhões, financiado pelo BNDES, para o projeto que, junto com o empréstimo do BID, completará o pacote de dívida global sênior no total de US$ 786 milhões.
A primeira fase do novo terminal terá uma capacidade esperada acima de 1 milhão de TEUs (uma medida que se refere ao número de contêineres de 20 pés que a instalação pode movimentar por ano) e será capaz de lidar com granéis líquidos.
O projeto vai melhorar a capacidade do porto para receber uma nova geração de navios porta-contêineres de maior calado, que já se tornaram comuns no mercado de cargas global, ajudando a reduzir as filas de espera fora do porto.
Outro ganho positivo do novo terminal é a melhora das condições de trânsito na cidade, uma vez que terá acessos adequados por estrada e trilhos e será localizado longe da movimentada área urbana da cidade de Santos. O novo terminal criará cerca de 1.500 empregos diretos durante a construção, bem como 550 posições no início das operações e 1.500 quando estiver operando a plena capacidade.