Localizada no número 1.900 da Avenida dos Estados de Santo André/SP, a reformulada concessionária Dibracam traz novos conceitos de atendimento e prestação de serviços para os clientes da MAN Latin America. O totem na entrada sinaliza que, além de vender caminhões das marcas Volkswagen e MAN, a empresa investiu pesado para oferecer excelência também na manutenção dos futuros veículos Euro 5 que chegarão ao mercado em janeiro de 2012. A Dibracam é uma das primeiras a atender no Brasil todas as especificações e padrões do Grupo MAN.
Em 21.000 metros quadrados, com 9.000 metros quadrados de área construída, a nova revenda esbanja modernidade da recepção à oficina. Logo na entrada, é possível observar como a funcionalidade foi pensada nos mínimos detalhes: Toda a construção conta com pés direitos altos (6,5m), tem soluções ecologicamente corretas para trocas e armazenamentos de óleos e fluidos e conta com um amplo espaço de manobra para os caminhões. Porém, para chegar à inauguração, foram precisos cerca de quatro anos de muito planejamento.
“O investimento total passa de R$ 50 milhões, e só os investimentos na construção consumiram quase R$ 20 milhões. Hoje, nosso pós-venda comercializa por mês 4 milhões de peças e 1,5 milhão de serviços. Com esta nova unidade, pretendemos aumentar estes números em 50% nos próximos meses”, diz Heitor Tosi Neto, Diretor-Presidente da Dibracam, revenda que possui outras duas lojas em São Paulo e em Sorocaba. No total, a empresa conta com 275 colaboradores.
Totem na entrada da revenda
Localizada em um ponto estratégico do ABC paulista, a revenda fica em uma via que permite acesso ao Rodoanel e à Marginal Tietê. Estimativas da Secretaria de Transportes do Estado indicam que cerca de 40.000 caminhões passam por dia em frente ao ponto. “Nós temos cerca de 1.000 atendimentos em nossas lojas por mês, e como apostamos no aumento desse atendimento com esta loja (de Santo André), vamos contratar 50 novos colaboradores, entre mecânicos, funileiros, pintores e auxiliares administrativos”, completa Heitor.
Em breve, a cidade de Sorocaba também ganhará uma loja nos mesmos moldes de Santo André, mas segundo o Diretor Presidente da Dibracam, encontrar um terreno no Interior paulista não é fácil: “O preço elevado do metro quadrado tem sido uma barreira, que esperamos superar dentro de, no máximo, quatro meses”.
Mercado
“O mercado está bem comprador. Em 2010, vendemos 185 caminhões por mês. Em 2011, estamos na marca de 200 caminhões vendidos por mês. Agora mesmo, tenho 400 pedidos em espera na minha carteira. O único porém desse bom momento é a dificuldade de liberação de crédito via Finame, pois os bancos estão muito cautelosos”, fala Heitor Tosi Neto.
Executivos da MAN Latin America também prestigiaram a inauguração. Segundo Antonio Cammarosano, Diretor de Vendas do Mercado Nacional da MAN Latin America, hoje a MAN Latin America conta com 167 concessionárias em todo o País. Na região da Grande São Paulo, a Dibracam responde por 43% do market share (participação de mercado) dos caminhões Volkswagen. “A Dibracam é uma revenda padrão, e está entre as 20 empresas que mais vendem caminhões da nossa marca”, comentou Cammarosano.
A loja
Todo o projeto e construção da revenda em Santo André foram avaliados e obtiveram o licenciamento dos órgãos ambientais do Estado e do município de Santo André (respectivamente, Cetesb e Semasa). Cerca de 250 árvores foram plantadas nos jardins da empresa, formando uma grande área verde com cerca de 1.600 metros quadrados, correspondente a quase 8% da área total do terreno.
Para eliminar os impactos ao meio ambiente, foi implantado um sistema de retenção das águas de chuva com a finalidade de armazenamento temporário. Boa parte será destinada ao reuso, como lavagem dos caminhões.
A revenda conta com uma cabine de pintura, projetada com um sistema de filtros e lavagem que controlam a emissão de poluentes.
Os pisos foram construídos para ter resistência compatível com as características dos trabalhos de vários departamentos (boxes da oficina, depósito de peças, etc). Os pisos da oficina mecânica e da funilaria resistem a uma sobrecarga superior a cinco toneladas por metro quadrado.
Nos setores de lavagem de peças, oficina e lavagem de veículos, o piso é antiderrapante, e o fluído contaminado é direcionado para a caixa separadora de água, óleo e lama. A água é coletada e encaminhada para a estação de tratamento para ser reutilizada.
Uma novidade que vai agradar aos motoristas é a Sala de Espera, localizada próximo à recepção, e que oferece guarda volumes, TV, mesa de bilhar, chuveiro, sanitários e rede wireless.