A tabela de valores venais utilizada para cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já foi publicada no Diário Oficial. De acordo com o levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) houve queda nominal de 3,75% nos preços de venda de veículos no varejo.
A maior diminuição de preços foi na venda para motos e similares, que apresentaram recuo de 5,56%. Os automóveis usados tiveram redução de 3,34%, seguidos dos utilitários, com menos 3%.  Os preços de vendas de caminhões ficaram 1,87% mais baixos e os referentes a ônibus e microônibus fecharam 1,77% abaixo do valor apurado no ano anterior.
A Secretaria da Fazenda enviará na segunda quinzena de dezembro cerca de 15 milhões de avisos de vencimento aos proprietários de veículos automotores registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo. Os contribuintes que não receberem o comunicado devem acessar o site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) para obter informações sobre o IPVA 2012. A tabela completa do IPVA 2012 poderá ser consultada no Diário Oficial do Estado ou no site da Fazenda.
A previsão de arrecadação do IPVA para 2012 é de R$ 10,94 bilhões. Os recursos do imposto são investidos pelo governo estadual em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos como os de saúde e educação. Dados preliminares do IPVA 2011 mostram que a Fazenda arrecadou até outubro deste ano R$ 9,7 bilhões.