Veja o álbum de fotos ao lado



Certamente, a grande coqueluche do estande da Scania na Fenatran 2011 será a nova linha de caminhões V8, com 560 e 620 cavalos de potência. “Nossos clientes estavam demandando caminhões mais potentes”, justifica Roberto Leoncini, diretor Geral da Scania.
As duas versões são equipadas com motorização de 16 litros e oito cilindros em V, posicionando-os como os caminhões mais potentes do mercado nacional. “Os V8 da Scania estão dominando a faixa de alta potência do mercado de caminhões em muitas partes do mundo, respondendo por mais da metade do volume total de vendas nas faixas de 600 cavalos e acima. No Brasil, também há um nicho bem específico para os V8. Eles são indicados para os transportadores que primam pelo prestígio da marca, mas não abrem mão de reduzidos custos operacionais em sua frota”, destaca Roberto Leoncini, diretor Geral da Scania.
De acordo com a montadora, o torque máximo é produzido a partir de 1.000 r/min, sendo que o declive da curva de torque nas rotações mais altas é cuidadosamente combinado com a elevação da curva de potência para fornecer 'potência extra' nas subidas – o motor parece ficar ainda mais forte na medida em que as rotações caem, resultando em excelente dirigibilidade. “Esses caminhões são indicados, especialmente, para o transporte de carga indivisível, entre outras aplicações que demandem muita potência”, afirma Leoncini.
Características
Exterior
·         Grifo da Scania, potência e logotipo do V8 em acabamento cromado na frente e com frisos cromados ao redor das entradas de ar.
·         Grade dianteira destacada em preto com padrão especial de malha.
·         Faróis de xenôn (opcionais) com molduras escuras.
Interior
·         Pedais de metal com estilo especial e blocos de borracha.
·         Símbolo do V8 no painel e no limpador da soleira da porta.
·         Símbolo do V8 no controle remoto para fechamento centralizado (opcional).
·         Símbolo do V8 no instrumento central quando em marcha lenta.
·         Volante preto em couro com costuras em cinza claro (opcional).
·         Assentos em couro preto com gomos e costuras em cinza claro e símbolo do V8 em alto relevo (opcional).
·         Símbolo do V8, moldura em couro, descanso para braço em couro preto com costuras e Grifo da Scania no painel da porta (opcionais).
·         Tapete com V8 e gomos em couro preto e costuras em cinza claro no centro da cabine (opcional).
Novos Motores Scania –  V8

560
620
Motor          
DC16  560
DC16 620
Volume 
15.6 litres
15.6 litres
Ordem de combustão
1-5-4-2-6-3-7-8
1-5-4-2-6-3-7-8
Cilindros
90º V8
90º V8
Válvulas por cilindro
4
4
Diâmetro x curso
127x154 mm
127x154 mm
Taxa de compressão
17:1
17:1
Sistema de injeção
Scania PDE
Scania PDE
Controle de emissões
Proconve P7 (Euro 5)/ Scania SCR
Proconve P7 (Euro 5)/ SCANIA SCR
Potência 
560 hp/1900 rpm
620 hp/1900 rpm
Torque
2700 Nm/1000-1400 rpm
3000 Nm/1000-1400 rpm
Freio Motor
304 kW/2400 rpm
304 kW/2400 rpm
Capacidade de óleo
32 litros
32 litros
Cabines
R ou Highline
R ou Highline
Configuração de roda
6x2 ou 6x4
6x2 ou 6x4
Scania Retarder
Opcional
Opcional
Scania Opticruise
Opcional
Opcional
Eixos traseiros
Redução simples
Redução no cubo
Redução simples
Redução no cubo

Fonte: Traspoonline