A linha de caminhões VM da Volvo chega à sua terceira geração reunindo uma série de atualizações. Os modelos pesados e semipesados, que começam a ser oferecidos em todo o Brasil a partir de hoje (02.09) já esta equipada com novos motores Euro V oferecidos em três novas potências - 220cv, 270cv e 330cv, todos com seis cilindros. A evolução técnica proporciona maior rendimento e, consequentemente, maior produtividade. Uma das alterações ocorreu na pressão de injeção do propulsor, que passou de 1400 para 1800 bar, resultando em maior economia de combustível.
O VM com 220 cv, bastante usado em áreas urbanas e em trajetos regionais, ganhou um motor de 6 cilindros, 2 cilindros a mais que na versão anterior (antes tinha 210 cv). Já o motor do modelo rígido, que antes tinha 260 cv, chega agora a 270cv. Bastante versátil, é um modelo bastante utilizado para cargas mais elevadas e distâncias maiores.
Na configuração cavalo mecânico, o motor saltou de 310 cv para 330 cv, o maior aumento de potência da linha. Na configuração 6x4, as mudanças proporcionam mais potência e torque, fundamentais para operações em canteiros de obras.
VM rígido 330cv
Uma das novidades é o VM 330 cv nas versões rígidas 6x2 e 4x2. Até então, os caminhões da linha VM nesta faixa de potência eram oferecidos somente na opção de cavalo mecânico. Com esta nova configuração de VM rígido com motor 330cv passa a atender as operações de logística de distribuição com redução no tempo de viagem
Painel mais ergonômico
O novo painel da linha VM está ergonomicamente mais moderno e avançado. Os comandos estão ao alcance das mãos do motorista que passa a contar com o auxílio do computador de bordo que oferece muitas informações, como consumo e aviso de eventuais falhas. O resultado é que o operador passa a ter mais controle sobre a desempenho do veículo.
O pacote de mudanças inclui novo volante com controles incorporados como, por exemplo, o piloto automático. Este dispositivo é muito útil nas operações de transporte mistas. O tacógrafo passa a ser digital e esta em nova posição, agora na parte superior da cabine. Da mesma forma, o rádio foi incorporado ao painel de instrumentos, ficando mais bem posicionado para mais conforto do motorista. O ajuste da coluna de direção agora tem ajuste pneumático.

Autodiagnose influência emissões

 

 

A partir de 2012, todos os modelos VM passam a contar com um dispositivo chamado OBD (On Board Diagnosis), que monitorar constantemente sinais importantes relacionados às emissões. Se houver falhas, o sistema indica ao motorista e reduz gradativamente o torque do motor.
O sistema OBD faz o monitoramento dos sistemas de injeção, admissão de ar e gases de escape e do nível do tanque de ARLA 32. Feito a base de ureia, se transforma em amônia quando injetado no sistema de escape em altas temperaturas, ele reage com o óxido de nitrogênio emitido durante a combustão do motor. Se o nível de NOx (óxidos de nitrogênio) estiver acima de 3,5g/kWh, o motorista será alertado por um sinal luminoso no painel.


Caixas de câmbio

 

A caixa de câmbio de seis marchas e o eixo traseiro de dupla velocidade, por exemplo, é ideal para os modelos usados em operações de distribuição, em perímetros urbanos ou em rotas metropolitanas, com implemento caçamba, guincho ou para lixo.

A caixa de câmbio de nove marchas, combinada com um eixo traseiro de relação mais longa, é ideal para as operações rodoviárias com o modelo VM 6x2. Construída em alumínio, a carcaça é mais leve, ampliando assim aumento no volume de carga transportada.


  Fonte: Transpoonline