A chinesa Foton Motors decidiu investir US$ 500 milhões na construção de uma fábrica no Brasil. Trata-se da primeira unidade industrial da companhia fora da China, onde a marca possui 11 fábricas para a construção desses veículos.
Para viabilizar este projeto, executivos da empresa estiveram no início da semana passada em Goiás, onde observaram possíveis locais para receber a unidade fabril. Os chineses avaliam também a possibilidade de se instalarem em Pernambuco.
A previsão é que a fábrica comece a operar em 2014. Além de caminhões, a Foton produz ainda picapes, ônibus e vans. A decisão foi influenciada pelos bons resultados que outras marcas chinesas estão conquistando no Brasil. Por isso, a princípio a empresa focará suas vendas em caminhões pequenos -de 3, 6 e 9 toneladas. De acordo com Marcio Vita, diretor financeiro da empresa, o mercado desses veículos ainda é incipiente, com produtos de baixa qualidade. Ele afirma que esses veículos serão voltados para deslocamentos mais curtos, e com cargas mais leves.
“Nossos caminhões terão, por exemplo, ar-condicionado e vidros com trava elétrica”, afirma. A companhia deve iniciar, a partir de outubro, a venda de 200 unidades. Os modelos da Foton estão em fase final de homologação. A promessa da empresa é oferecer produtos com boa qualidade, e de 10% a 15% mais baratos do que a média do mercado.
Para o ano que vem, a estimativa é comercializar 2.000 caminhões semileves. Modelos mais pesados chegarão ao país a partir de 2012. Em cinco anos, a Foton planeja vender 15 mil veículos por ano. “É uma previsão pessimista. O mercado de semileves é relativamente novo, e vamos oferecer coisas que as outras marcas não possuem”, garante Vita. Ele lembra que, somente no ano passado, a Mercedes vendeu 18 mil unidades.