A MAN Latin America, detentora da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, antecipou na semana passada, em evento realizado no Rio de Janeiro, sua linha de veículos comerciais para 2012, todos com motorização preparada para as exigências do Euro 5, que entrarão em vigor a partir do ano que vem.
O pacote de novidades da alemã inclui uma renovada linha de caminhões para o mercado e o lançamento dos novos caminhões MAN, que serão produzidos no Brasil e elevarão a MAN à categoria de montadora full-liner, já que, com os lançamentos, passará a oferecer ao mercado veículos de 5,5 a 74 toneladas de peso bruto total.
A grande notícia dos lançamentos foi o anúncio de que a montadora adotará as duas tecnologias disponíveis para atender às regras do Proconve P7 e Euro 5 para diminuição de emissões de material particulado e gases poluentes, a EGR, que utiliza a recirculação dos gases de escape, sem a adição de qualquer produto ao sistema, e a SCR, que vai usar o agente redutor ARLA 32 para diminuir as emissões.
Segundo Ricardo Alouche, diretor de Vendas da MAN, modelos consagrados da montadora, como o campeão de vendas Constellation 24.250, que vem na versão 2012 com a configuração de 280 cavalos, utilizarão o sistema EGR para atender ao Euro 5, que dispensa a utilização do agente redutor. “Está em nosso DNA desenvolver soluções adaptadas para as necessidades de nossos clientes. Este é o motivo de a MAN não utilizar apenas uma opção de tecnologia para os motores de menor emissão”, diz o diretor.
Em média, os caminhões da nova geração custarão 15% mais caro do que os de motorização Euro 3. Na Fenatran 2011, a MAN apresentará toda uma nova linha de caminhões, com 25 novos modelos Volkswagen, nas linhas Delivery, Worker e Constellation, e os extrapesados que virão sob a marca MAN e serão produzidos em Resende (RJ).
Novos motores
Para a geração de motores Euro 5, a montadora está trazendo para o Brasil, pela primeira vez, os motores MAN, que serão produzidos na fábrica da MWM em São Paulo. Em todas as linhas, os motores tiveram aumento de potência.
Além dos novos motores, a MAN apresentou também as novidades incorporadas a todos os caminhões da linha, como novas transmissões Eaton e ZF, novo painel, com mais instrumentos e informações, novo acabamento interno e diversas outras melhorias de design, conforto e segurança