Apesar da indústria de caminhões estar às vésperas das mudanças com o Proconve 7 e motores Euro 5, cujo sistema tem como recomendação o uso do diesel S-50, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) anunciou a inclusão de 700 novos municípios que migrarão do óleo diesel S-1800 (com 1800 ppm de enxofre) para o óleo diesel S-500 (com 500 ppm de enxofre).
Segundo a ANP, a partir de março de 2012, todos os municípios dos Estados de Sergipe, Alagoas, Paraíba e Pernambuco (com exceção da região metropolitana de Recife que comercializa óleo diesel S50) migrarão para o diesel S-500.
Com essa medida, a agência estima que aproximadamente 72% em massa de enxofre deixarão de ser eliminados pelo escapamento dos veículos diesel leves e pesados e, assim, a contribuição do enxofre nas emissões de particulados passa a ser menor que 10%.
Consulta pública
A agência também está revisando a Resolução nº 42/2009, que estabelece as especificações do óleo diesel com menor teor de enxofre de uso rodoviário para comercialização em todo o território nacional. Interessados ver como será as novas regras, ou em participar da consulta pública pela internet promovida pelo órgão, tem até o dia 11 de outubro para acessar a página (clique aqui).
De acordo com o novo regulamento, a substituição integral do óleo diesel S-50 pelo S-10 (com 10 ppm de enxofre) ocorrerá a partir de 1° de janeiro de 2013.