A Cidade de Ponta Grossa, no Paraná, foi escolhida para receber a fábrica que a marca DAF vai instalar no Brasil. A informação esta estampada no site oficial do grupo estadunidense Paccar, dona da marca. O negócio representa investimento de US$ 200 milhões para montar os modelos de cabine avançada. Essa será a primeira fábrica da marca em toda a América do Sul. "A fábrica ocupará área de 500 hectares no dinâmico e progressivo Estado do Paraná", comentou Mark Pigott, presidente e diretor executivo. Os modelos da marca poderão ser conhecidos durante a Fenatran, que acontece entre os dias 24 a 28 de outubro no Parque do Anhembi, em São Paulo.  
A linha de montagem, como mostra a imagem acima, terá 330 mil m2. Sua construção começa já em 2011 com término previsto para 2013. Lá serão fabricados os modelos DAF LF (leves de 7,5 a 21 toneladas), CF (médios) e modelos XF (pesados e extrapesados), para atender às necessidades atuais e futuras da indústria do transporte brasileiro. "Este será um dos equipamentos mais avançados tecnologicamente e ambientalmente", afirma Bob Christensen, vice-presidente executivo.
O executivo acredita que o mercado brasileiro acima de seis toneladas, hoje em torno de 170 mil unidades, deve crescer nos próximos anos. “A construção da unidade de montagem da DAF no Brasil é estratégico para o grupo e estamos satisfeitos por trabalhar em estreita colaboração com as agências locais e estaduais no planejamento da infra-estrutura para o negócio", afirmou Richard Bangert, vice-presidente do grupo PACCAR.


O negócio estima a contratação de até 500 funcionários no início das operações, sem considerar os empregos indiretos. Segundo maior fabricante de caminhões dos Estados Unidos, a PACCAR produz modelos médios e pesados com as marcas DAF, Kenworth e Peterbilt.
O Grupo Paccar também projeta e fabrica motores diesel avançados e fornece serviços financeiros e tecnologia da informação. A projeção a médio e longo prazo prêve uma participação da marca DAF no mercado brasileiro de 10%.