Uma das mais tradicionais marcas de veículos de passeio e comerciais do mundo comemora neste mês 85 anos de história. Apesar de ser reconhecido no Brasil pelos ônibus e caminhões fabricados, foi com os carros de passeio, hoje itens de alto padrão, que a Volvo começou atividades em 14 de abril de 1927, quando o primeiro veículo produzido em série saiu da linha de produção de Lundby em Gotemburgo, Suécia, sede mundial da corporação..
Naquele dia, o gerente de vendas Hilmer Johansson saiu da fábrica dirigindo o primeiro carro da marca, o modelo ÖV4. No dia 14 de abril deste ano, o mesmo modelo passou pelos portões da fábrica para celebrar o aniversário da Volvo.
Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation, e Olof Persson, presidente e CEO da Volvo Group, estavam na direção. “É um carro fantástico, mas é fácil perceber o quanto as coisas mudaram nos últimos 85 anos”, diz Jacoby.
Stefan Jacoby e Olof Persson revivem foto histórica do Grupo Volvo
Naquela época, a Volvo era apenas uma empresa que iniciava um projeto com um futuro incerto: seus fundadores, Assar Gabrielsson e Gustaf Larson, não tinham experiência direta com carros ou com a indústria automobilística. Em seu primeiro ano de produção, a Volvo vendeu modestas 300 unidades.
No ano seguinte, quando a empresa começou a fabricar caminhões e ônibus, o negócio começou a decolar. O primeiro caminhão da Volvo tinha motor a gasolina de 28hp e foi um sucesso logo de início. O modelo teve uma produção de 500 unidades. A marca percebeu, já neste período, que a chave do sucesso estava na exportação.
“Nossas raízes ainda são muito importantes para nós. Cerca de 30 mil dos 120 mil funcionários do Grupo Volvo trabalham na Suécia, mas 95% de nossos produtos são vendidos fora do País”, destaca Persson. Na Volvo Car Corporation, os números são parecidos. A empresa tem 14,5 mil empregados na Suécia de um total global de 21,5 mil. E mais de 80% do total de vendas da Volvo Car Corporation ocorre fora da Suécia.
Olof Persson, presidente e CEO da Volvo Group
A Volvo tornou-se a maior montadora de caminhões da Europa em 1965, com a formação da Volvo Europa NV, com sede em Bruxelas, na Bélgica. Esse foi o maior marco no desenvolvimento da empresa, que passou de uma organização sueca para uma montadora internacional de veículos com uma forte base européia.
Na década de 80, a Volvo tornou-se uma empresa verdadeiramente global, marcando presença em diversos países da Europa. Em 1980, iniciou a fabricação de caminhões no Brasil e, um ano depois, comprou a montadora norte-americana de caminhões White.
Primeiro N10 montado no Brasil saiu da fábrica na década de 80
Fotos: Divulgação