Clientes e jornalistas do setor se reuniram na semana passada para o lançamento da linha completa de caminhões 2012, da Mercedes-Benz, na concessionária Ceará Diesel, em Fortaleza (CE), líder no comércio local. Fabricante e concessionário iniciaram uma intensa programação para que os clientes da marca pudessem atestar as vantagens e benefícios das novas famílias de caminhões Accelo, Atego, Atron, Axor e Actros.
A primeira atividade começou no dia 10 e terminou dia 13 de abril, com uma ação de vendas voltada aos operadores da Ceasa de Maracanaú – que completou 40 anos -, na região metropolitana de Fortaleza, capital cearense.
Para José André Varela, diretor da Ceará Diesel, esse conceito de proximidade com o cliente é produtivo. “Na semana seguinte já têm interessados”, afirma. “Com este conjunto de ações para mostrar as tendências do mercado, esperamos um resultado bastante satisfatório, com market share entre 2 a 3%”, complementa Tânia Silvestre, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
“Desde o mês de janeiro, já fomos a 11 unidades da Ceasa em várias regiões para mostrar aos operadores das centrais de abastecimento que a linha de caminhões 2012 traz mais ganhos para quem atua no transporte de hortifrutigranjeiros”, explica Tânia.
É praxe que nas atividades rotineiras das unidades dos Ceasa’s a preferência no transporte urbano, rodoviário e rural seja a utilização de  caminhões leves, médios e semipesados. Esse cotidiano também envolve a central de abastecimento de Maracanaú, onde, mensalmente, circulam cerca de 5,3 mil veículos de carga. Em 2011, o entreposto comercializou mais de 460 mil toneladas, entre hortifrutigranjeiros, cereais, flores e outros produtos.
Segundo a executva, a Mercedes-Benz jamais realizou uma ação promocional e comercial tão impactante e em tão pouco tempo como essa. “Nossa intenção é contribuir com o caminhoneiro para que eles obtenham os melhores resultados com seus caminhões, alcançando a excelência em suas atividades de transporte e com a rentabilidade desejada”, completa a executiva.
E para cada caminhão da linha 2012 adquirido pelos clientes presentes durante o evento, a revenda entregou um contrato de manutenção preventiva Basic Service e mais 1,2 mil litros de ARLA 32.
Vale ressaltar que esta ação para apresentar a linha 2012 ao mercado faz parte de um plano que a companhia elaborou com sua Rede de Concessionários. A iniciativa, que começou em março e encerrará no final do mês de abril, apresentará suas novidades em 386 eventos espalhados pelo País.
Equipes de vendas das concessionárias convidam os caminhoneiros a conhecerem os novos produtos em suas respectivas tendas e sanar dúvidas. Está presente também em cada ponto de divulgação, um parceiro do banco Mercedes-Benz.