Além da ação promovida pela Mercedes-Benz para divulgação da sua nova linha de caminhões 2012 nos entrepostos do Ceasa, a empresa desenvolveu o Truck Test, um projeto inédito que disponibiliza mil veículos para que seus clientes conheçam as inovações que a empresa reservou para o mercado dos brutos. A iniciativa, que abrange demonstrações e testes-drives junto às próprias atividades dos clientes em todo o Brasil, está em vigor desde março deste ano.

E nas terras do mais recente deputado federal, Francisco Everardo Oliveira Silva, vulgo Tiririca (PR), desde o último sábado (14), a concessionária Ceará Diesel e suas unidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, com apoio da fabricante, colocaram à disposição de sua clientela mais fiel, 15 caminhões à serem utilizados no Truck Test. Desta forma, clientes de suas praças de atuação podem sentir na prática as mudanças proporcionadas pela linha 2012, com até dois meses para testar as novas famílias Accelo, Atego, Atron, Axor e Actros.
“Nesse período sempre teremos os nossos instrutores ao lado dos motoristas e frotistas, potencializando a demonstração das novidades e das vantagens proporcionadas pelos novos caminhões da marca às operações de cada cliente, sobretudo em todo o estado do Ceará”, reforça o diretor comercial da Ceará Diesel, José Andre Varela.
Modelo de caminhão Axor 2644
Segundo o empresário, após os 60 dias do Truck Test e da divulgação nas cidades do interior do Ceará, o concessionário dará continuidade às demonstrações junto aos clientes em suas atividades, proporcionando até, no caso das empresas de transporte rodoviário, viagens de longa distância com seus motoristas e instrutores da Ceará Diesel. A fim de que possam assimilar plenamente todas as propriedades das atuais versões de caminhão, o Truck Test terá o acompanhamento e monitoramento por parte destes profissionais em todas as demonstrações.
A estratégia é fazer com que o cliente comprove a evolução nas características da linha 2012; ou seja, o aprimoramento no desempenho do veículo, menor consumo de combustível e redução no custo operacional. A média na redução de consumo de combustível com a nova tecnologia registrada pela fabricante foi de 6%, podendo atingir até 10% a menos nos gastos se comparado à linha anterior.
A frota de 1.000 caminhões do Truck Test será distribuída de acordo com as características do mercado de atuação de cada concessionário; sendo subdividida em 30% de veículos comerciais leves, 5% de veículos médios, 30% caminhões semipesados e 35% caminhões pesados. Em virtude dessa distribuição, todos os clientes terão à sua disposição os modelos mais indicados para respectiva atividade de transporte.
“Nosso objetivo é alcançar o cliente onde quer que ele esteja, daí a parceria com a nossa Rede de Concessionários, a maior do País, presente em todos os estados do território nacional”, afirma Tânia. “Trata-se de uma ação sem precedentes no País, que nos permite mostrar aos clientes que a linha de caminhões 2012 agrega muito mais valor ao seu negócio”.
Esse conjunto de ações de marketing, mais agressivo e contundente, que a empresa resolveu adotar é idealizando um futuro à médio prazo, inclusive com a forte intenção e expectativa de retomar a liderança no mercado de caminhões até 2014.
No primeiro trimestre deste ano, a Mercedes-Benz contabilizou um declínio de 0,5% no número caminhões emplacados (exclusivamente os veículos acima de 6 toneladas), com 9.648 caminhões contra 9.700 entre janeiro a março de 2011.
Ainda de janeiro a março, a participação da montadora no mercado foi de 27,2%, fatia superior aos 25% computados em igual período do ano anterior. Apesar do movimento de pré-compra que ocorreu no ano passado em decorrência da nova legislação para emissão de gases, a expectativa a partir do segundo semestre é que as vendas retomem seu fluxo positivo, obtendo os mesmos resultados apresentados no último semestre 2011.
“Se queremos reconquistar a participação no mercado, precisamos recuperar clientes que um dia foi Mercedes e saiu da marca e fazer com clientes que são do concorrente migrem para nossa marca”, conclui a diretora.
Foto: Divulgação/Mercedes-Benz