Para atender às exigências do Proconve L6 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) para veículos leves de até 3,5 toneladas, a Toyota apresentou novidades ao mercado brasileiro para as linhas Hilux e SW4 com uma motorização a diesel diferente. Os modelos trazem agora o motor D-4D 3.0L 16V com Intercooler, TGV (turbo de geometria variável), common rail e injeção direta, que geram potência máxima de 171 cv a 3.600 rpm e um torque plano máximo de 36,7 kgf.m entre 1.400 e 3.200 rpm, com a transmissão automática.
Além disso, o novo motor da Hilux e do SW4 conta com sistema de controle de emissões com funcionamento cíclico fechado que ajusta a injeção de combustível eletronicamente, favorecendo a redução das emissões de poluentes, por meio da queima completa do combustível antes da sua liberação no escapamento. O sistema ajusta automaticamente a quantidade e o momento da injeção do combustível na câmara de combustão.
Novo motor atende ao Proconve L6
Cada injetor de combustível é equipado com um sensor que comunica a pressão do combustível injetado para o computador que gerencia o motor. Além do novo motor, a linha Hilux e SW4 2012 a diesel oferece agora uma nova transmissão automática de cinco velocidades, dotada de Sistema de Inteligência Artificial.
Este mecanismo gerencia o funcionamento da transmissão, selecionando a marcha mais adequada de acordo com o estilo de direção do condutor. A atuação do Sistema de Inteligência Artificial leva em consideração a posição do acelerador, a velocidade do veículo, a rotação do motor e a atuação dos freios e também avalia o percurso por onde o veículo está trafegando (subidas, retas ou decidas).
Transmissão automática de cinco velocidades também é novidade
Para a linha Hilux e SW4 a diesel 2012, um sistema de navegação GPS integrado foi incorporado à central multimídia, que conta com tela de 6,1 polegadas touchscreen e câmera de ré e conexão Bluetooth com microfone localizado no console do teto. Conexões USB e Auxiliar do sistema de som compatível com iPhone e iPod completam o conjunto.
Foto: Divulgação