A italiana Iveco apresentou nesta semana em Amsterdã, na Holanda, o novo modelo Stralis LNG, movido 100% a Gás Natural Liquefeito. E quem imaginou que o maior atributo do modelo fosse redução de emissão de poluentes, se enganou. Como o motor Cursor de 330 cv de potência produz até seis decibéis a menos de ruído, o produto está sendo aplicado nas entregas de curta distância realizadas no período noturno. O modelo já está disponível para venda em todo o continente europeu. 
Na configuração de cavalo mecânico de dois eixos com semi-reboque, o modelo em questão usa caixa de velocidades manual, Intarder e EBS. Outra vantagem considerável, além da redução de emissões, é a maior economia para as empresas operadoras. A opção pelo sistema LNG permite redução no peso bruto total do veículo, o que leva a um aumento na capacidade de carga, que fica entre 18 e 40 toneladas. A autonomia de rodagem do modelo é de até 750 km. 
Desenvolvimento – A Iveco vem dando atenção para essa tecnologia com propulsão a gás natural desde 1995. Hoje, a empresa oferece uma gama completa de produtos movidos a metano e já possui 11.000 unidades em circulação, tanto pelo setor público como por empresas privadas.  O abastecimento é feito com metano em gás, acondicionado em tanques de aço a uma pressão de 200 bares. Nos veículos, o gás natural liquefeito é armazenado (em forma líquida) a -125° C em tanques criogênicos. 
Os principais clientes para os caminhões LNG na Europa são as empresas que atuam nos setores de alimentos, de bebidas e transporte de combustível, bem como os operadores logísticos especializados em entregas noturnas, que precisam seguir as “leis de silêncio” dos grandes centros urbanos. Em média, a diminuição de ruído nos Stralis movidos a gás natural é de 3 a 6 decibéis na comparação com um modelo convencional que roda com diesel.