A loja Recapadora Machadinho, de Dois Vizinhos/PR e Pneuscar Recauchutagem, de Barra Mansa/RJ – ambas da Rede Autorizada Vipal -, receberam neste mês o Registro de Declaração de Conformidade do Fornecedor do Inmetro, com a inclusão dos processos de reforma de pneu de carga. Atualmente, cinco reformadoras paranaenses receberam o registro e duas, já a Pneuscar do Rio de Janeiro é a segunda reformadora a obter o registro do Inmetro.
Todos os reformadores de pneus de carga têm até novembro de 2012 para obterem o registro no Inmetro, conforme a Portaria n° 444 desta instituição. Este processo de adequação dos reformadores aos requisitos do Inmetro traz uma série benefícios ao mercado de reforma de pneus e ao segmento de transporte. Caminhoneiros e frotistas passam a contar com um padrão cada vez melhor na reforma de pneus, por meio de produtos e serviços que garantem uma maior vida útil do pneu com mais desempenho e segurança.
As empresas devem fornecer todo o suporte necessário aos reformadores para a obtenção do registro do Inmetro através de orientação, capacitação das equipes e suporte técnico. Durante esse processo, o Inmetro determina o ensaio de amostras de pneus reformados, que são enviados para laboratórios especializados.


Fonte: Brasil Caminhoneiro