Ford e Volvo, que disputam a terceira e a quarta posições no ranking de vendas, também apostam no segmento pesado e extra-pesado. A Ford mantém um plano de investimentos de R$ 455 milhões até 2015 para investimentos emextrapesados na fábrica de São Bernardo do Campo. Ainda não há data para o novo lançamento. Segundo a Fenabrave, a montadora vendeu 30.351 unidades em 2011 e alcançou 17,58% de participação do mercado. Atualmente, a Ford atua nos segmentos entre os semileves e os pesados.
Segundo o gerente de caminhões da Volvo, Bernardo Fedaldo Júnior, a meta da empresa é manter a liderança de vendas no segmento extrapesado. “Temos 31% do mercado e vamos manter”, disse. De 2009 até o ano passado, a empresa investiu US$ 275 milhões. No próximo mês, a Volvo anuncia os investimentos para até 2014, que serão prioritários em infraestrutura e produtos, segundo Fedaldo Júnior. Em 2011, a Volvo vendeu 19.068 caminhões e ficou com 11,04% de participação no mercado brasileiro. A marca atua desde o semipesado até o extrapesado, sem vender leves ou médios.