No primeiro mês de Euro 5, mercado ainda prefere os veículos Euro 3

Desde 1º de janeiro, os caminhões que saem das linhas de montagem no Brasil recebem a motorização Euro 5, que traz sistemas de tratamento da emissão de poluentes para reduzir o impacto da poluição. Mas, por enquanto, 31 de março parece ser a data mais importante para o mercado consumidor: neste dia, será encerrada a permissão para venda de caminhões Euro 3. Segundo alguns fabricantes, a busca por veículos 2012, principalmente os extrapesados que chamaram a atenção na última Fenatran em 2011, ainda encontra-se bem reduzida.
A Iveco ainda não informa quantos modelos Euro 5 foram vendidos, mas segundo Marcelo Bouhid, gerente de Marketing da Iveco, 2012 começou com níveis de venda similares aos últimos meses de 2011. Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos) demonstram que no último trimestre do ano passado uma média de 1.182 unidades – em todos os segmentos – da fabricante italiana foram vendidas por mês.
“Nossa participação de mercado nos extrapesados em 2011 foi de 12%. Sobre os Euro 5, há procura, mas não é possível dar um feedback sobre a performance de vendas”, explica Bouhid, acrescentando que a empresa ainda possui estoques de Euro 3 na montadora e na rede de concessionários.
“Os frotistas continuam buscando os veículos Euro 3 por causa da dificuldade de encontrar o diesel S-50 e o Arla 32 neste primeiro momento. Mas, dia após dia, empresas que possuem programas de sustentabilidade vêm buscando conhecer melhor os nossos modelos Euro 5. Por enquanto, a concretização de vendas mantém-se reduzida”, diz o diretor de Vendas do Mercado Nacional da MAN Latin America, Antonio Cammarosano.
Foto: Iveco