A montadora Volvo anunciou na Fenatran – Salão Internacional do Transporte – a nova linha F de caminhões pesados. Os veículos estarão disponíveis ao mercado no ano que vem, com nova motorização e equipados com a tecnologia SCR, que permite atender as demandas legais de Proconve P7/Euro 5.
“Nossos veículos, que já são uma referência no mercado, ficaram ainda melhores, com novas potências e ainda mais avanços tecnológicos”, diz Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil.


A linha FH e FMX com motor de 13 litros conta com nova motorização, que proporciona baixo consumo de combustível e maior produtividade. A gama de motores da linha FH ampliou-se em 20cv.
A partir de janeiro próximo os veículos sairão da linha de produção com as seguintes potências: 420cv, 460cv, 500cv e 540cv. Já os FMX terão potências de 420cv, 460cv e 500cv.
Quem passar pela Fenatran, do dia 24 ao 28/10, poderá conhecer o caminhão o FH 540cv.
Outra novidade nos modelos é a robustez do eixo traseiro. A engenharia da empresa desenvolveu a peça sem redução nos cubos e dotado de uma carcaça fundida, que proporciona menos ruído e mais durabilidade. A caixa de câmbio I-Shift também foi remodelada.
Os caminhões FMX com motor 11 litros e FM com motor 11 litros também recebem motorização da nova geração com a tecnologia SCR, visando atender a legislação de emissões Proconve P7/Euro 5, mas permanecem com a mesma potência.
“É com orgulho que apresentamos uma nova linha equipada para garantir menos emissões de poluentes. Respeito ao meio ambiente, ao lado da qualidade e da segurança, é um dos valores essenciais de nossa marca”, conclui o presidente.