O mês de setembro freou a tendência de alta que o mercado de caminhões vinha apresentando neste ano, especialmente no segundo semestre, quando se previa incremento nas vendas por conta dos preços dos veículos comerciais que serão mais altos a partir de janeiro do ano que vem devido à nova motorização Euro 5.
A pré-venda, no entanto, não aconteceu no ritmo esperado. De acordo com os números divulgados hoje pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), no mês passado foram comercializados 14.960 caminhões no mercado interno, uma queda de 9,1% quando comparado com os resultados de agosto que teve 16.458 veículos vendidos, e ainda inferior a julho, quando o mercado absorveu 15.551 caminhões.
No comparativo entre setembro e agosto deste ano, no mercado de leves, com exceção das marcas Iveco e Agrale, todas as demais fabricantes tiveram queda nos negócios. Nos médios, apenas Iveco e MAN conseguiram faturar mais.  No segmento dos semipesados a única que conseguiu vender mais foi a Mercedes-Benz, todas as outras tiveram vendas inferiores a agosto. Já no competitivo segmento dos pesados, todas as fabricantes nacionais venderam menos.
Setembro passado foi ruim para todos os segmentos. Os leves sentiram mais a queda do mercado: os negócios caíram 13,2% comprando-se com o volume vendido em agosto.  O segmento de médios foi o que menos sentiu o abalo: foram 1.325 caminhões vendidos em setembro contra 1.326 em agosto (queda de apenas um veículo). Os semipesados caíram 7,6% e os pesados tiveram queda de 8%.
Considerando todos os segmentos, apenas duas marcas se livraram de amargar vendas menores neste setembro negro: Mercedes-Benz e a nacional Agrale, mas o volume mensal da fabricante brasileira é muito pequeno quando comparado ao mercado geral: as vendas médias da marca gaúcha giram em torno de 70 caminhões por mês. A Mercedes-Benz fechou setembro com 3.952 caminhões comercializados.  Contudo a MAN, embora não tenha tido um bom setembro, ainda assim liderou o mercado nacional com 4.268 unidades faturadas (em agosto vendeu 4.833 caminhões).
O aumento de 30% no preço dos veículos importados somado à estancada geral no mercado fizeram os negócios com caminhões importados caírem 32,7% em setembro comparado com agosto. No mês passado foram vendidos 105 caminhões importados contra 156 em agosto.
A despeito da queda generalizada no setor, o acumulado de janeiro a setembro deste ano foi de 129.918 caminhões licenciados contra 112.141 caminhões vendidos no mesmo período do ano passado (lembrando que 2010 foi o melhor ano da indústria) marcando um crescimento de 15,9% deste ano comparando com igual período de 2010.
Mesmo se as vendas médias acompanharem o fraco desempenho de setembro (cerca de 15 mil unidades) até o final deste ano, ainda assim o mercado total de 2011 fechará dentro das previsões da Anfavea para o setor de caminhões: perto de 180 mil unidades comercializadas. Em 2010 (o melhor ano até agora) o mercado total de caminhões foi de 171.040 unidades, 49,7% maior que o total comercializado em 2009 (114.286 veículos).