As montadoras Iveco, Mercedes-Benz e MAN levarão para a 18ª edição da Fenatran algumas novidades que auxiliarão os estradeiros. Entre as inovações estão um sistema de gerenciamento eletrônico e rádio com bluetooth. A Feira, que tem o Portal Transporta Brasil como media partner, será realizada entre os dias 24 e 28 de outubro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

A Iveco apresentará o Frota Fácil. Trata-se de um sistema de gerenciamento que permite ao caminhoneiro verificar o consumo de combustível, tempo do acionamento do freio, motor ligado, distância percorrida em rotação e velocidade excessivas e ocorrência de frenagens bruscas, entre outras informações. As versões 410NR e 460NR do Stralis vêm com este sistema de série. Já nas versões 380NR e Cursor, é opcional.  
A instalação do módulo é feita no caminhão e, por meio de um chip de celular, as informações são passadas para uma empresa terceirizada. Então, esses dados são disponibilizados no site da companhia.
Rádio e CD com Bluetooth é a aposta da Mercedes-Benz. A facilidade permite ao caminhoneiro atender ao telefone celular apertando um botão localizado no volante. Além disso, a linha 2012 Axor vem com câmbio automatizado, ar-condicionado e trio elétrico de série.
Outra novidade será no modelo 1634, que ganha novo design e novo nome: Atron. Pronto para atender às normas do Euro 5, o novo caminhão conta com tecnologia que permite ter informações do motor no painel, além de um botão específico para verificação de óleo e nível de água.
Já a MAN, com sua linha Advantech 2012, conta com novo um sistema de embreagem, novas opções de caixa de câmbio e transmissão, e também com uma central de gerenciamento eletrônica.

Fonte: TransportaBrasil