Nada como algumas canções para alentar a solidão do caminhoneiro. Horas na estrada, a boleia à frente e as curvas traçando os milhares de quilômetros de asfalto ficam mais instigantes na companhia de uma voz amiga, de alguém que canta as mesmas angústias do motorista. Vários artistas brasileiros conseguiram traduzir esses sentimentos e embalaram sucessos históricos para a categoria. Selecionamos cinco delas, capazes de reviver memórias e dignas de uma trilha sonora para uma viagem mais prazerosa.
01 – Roberto Carlos – Caminhoneiro
A parceria entre Roberto Carlos e Erasmo Carlos foi longe nesse clássico, recheado de versos de efeito como: “Quando chove o limpador desliza/Vai e vem o para-brisa/ Bate igual meu coração” e “É no acostamento dos seus braços/Que eu desligo meu cansaço/E me abasteço desse mel”. A música rendeu LP e um especial para a televisão, veiculado no final de 1984, com o “Rei” dirigindo um Mercedes-Benz 1929. O especial ganhou nova versão em 1995, com Roberto pilotando um Scania 113H Topline azul e em 2004, com um Scania 112H, que ele encontra Pedro e Bino do seriado Carga Pesada em um restaurante de estrada.

02 – Sula Miranda – Caminhoneiro do Amor
A “rainha dos caminhoneiros” Sula Miranda marcou época com a canção Caminhoneiro do Amor, do compositor Joel Marques, em seu LP de estreia, em 1986. Segunda a cantora, essa foi a música que a aproximou para sempre dos caminhoneiros. Sula cantava a vida da esposa do motorista, em versos como: “Quando chega é sempre aquela festa tudo o que nos resta é tempo de amar/ Na alegria de sua chegada eu sou mais uma estrada pra ele trafegar/ E nas curvas da felicidade a nossa saudade é coisa que passou/ E me leva o meu caminhoneiro pelos sorrateiros caminhos do amor”.



03 – Renato Teixeira – Frete

O compositor paulista é um dos grandes defensores da música caipira e tocou profundamente os caminhoneiros com essa canção, tema da abertura do seriado Carga Pesada, da TV Globo. Emocionante tanto pela letra quanto pelo belo arranjo, mais tarde a música foi também sucesso na voz de Chitãozinho & Xororó. O destaque fica para o refrão: “Eu conheço todos os sotaques/ desse povo todas as paisagens/ Dessa terra todas as cidades/ das mulheres todas as vontades/ Eu conheço as minhas liberdades/ pois a vida não me cobra o frete”.


04 – Sérgio Reis – Carga Pesada
Poucos sabem disso, mas esse clássico eternizado na voz de Sérgio Reis foi composto pelo hoje escritor Paulo Coelho, em parceria com Zé Rodrix. O verso inicial da canção já esteve escrito no lameiro de muitos caminhões pelas estradas brasileiras: “Seis pneus cheios e um coração vazio”. Além de tudo, abria o jogo de forma sincera: “Êta malvada sina de carreteiro/ Onde tudo na vida é passageiro/ Tanta mulher encontro nesse sertão/ Mas durmo mesmo é dentro do caminhão”.


Link do sonora: http://sonora.terra.com.br/Music/294248/carga_pesada
05 – Milionário e José Rico – Sonho de um caminhoneiro

Um tanto mais dramática que as músicas acima, Sonho de caminhoneiro, composta por Nil Bernardes e Chico Valente, conta a história de dois amigos caminhoneiros que buscam pagar em dia a prestação, para realizar o sonho de passar de empregado a patrão. Mas um acidente acontece e um deles, que seria pai, não poderá conhecer o filho. Uma canção com carga pesada de emoção, como fica provado na seguinte estrofe: “Mas o destino cruel e traiçoeiro marcou a hora e o lugar/ A chuva fina e a pista molhada com uma carreta foram se chocar/ Mas como todos tem a sua sina, um a morte não levou e agonizante nos braços do amigo disse: ‘vá conhecer meu filho, porque eu não vou’".


Fonte: Terra