A companhia sueca Volvo investe em estratégia competitiva e entra agressiva no mercado latino-americano de ônibus ao seguir os passos de seus maiores concorrentes, Mercedes Benz e Scania, e lançar o chassi B 270 F, o primeiro fabricado para motor dianteiro da categoria semipesado no Brasil.
Com isso, a Volvo Bus Latin America, braço da companhia na fabricação de ônibus, dá um salto quádruplo em participação latino-americana e passa a competir num mercado que produz 16 mil unidades de chassi ao ano, somando as duas categorias: pesado, com quatro mil peças anuais, e semipesado, com 12 mil por ano.
O objetivo, segundo o presidente da Volvo Bus Latin America, Luiz Carlos Pimenta, é aumentar o market share de ônibus pesado de 28% na América Latina em 3 pontos percentuais, e no Brasil, de 17% para 30%, ambos até o final deste ano.
Com operações no Brasil desde 1979, até então a Volvo Bus atuava somente na categoria de ônibus pesado, de chassi com motor traseiro e monobloco.
A Volvo Bus Latin America garante que as instalações da fábrica em Curitiba (PR) estão preparadas para atender o aumento da demanda. A expectativa do Volvo é comercializar 1,2 mil unidades por ano e participar de 10% do mercado do segmento. A empresa estima crescimento contínuo da demanda pelo modelo e pretende em 2013 fabricar 3 mil unidades anuais. A pré-venda já foi responsável por comercializar 200 unidades.
Fonte: DCI