Sest Senat inaugura unidade em Araxá, em Minas Gerais




O Sest Senat, presidido pelo senador Clésio Andrade, entrega, nesta quinta-feira (26), mais duas unidades no estado de Minas Gerais: Araxá e Lavras. As unidades vão oferecer qualificação e atualização profissional de qualidade, atendimentos na área de saúde e completa infraestrutura para a prática de esporte, lazer e atividades culturais.


Com as duas novas sedes, o sistema passa a contar com 142 unidades atuantes em todas as regiões do país. Em Minas Gerais, são 24 unidades.

Ligado à Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Sest Senat, desde sua criação, em setembro de 1993, atua na preparação de mão de obra para o setor transportador e na melhoria da qualidade de vida de trabalhadores no transporte, oferecendo atendimentos em saúde, lazer, esporte, recreação e cultura.

A unidade de Araxá está instalada em uma área de aproximadamente 34 mil metros quadrados, com uma área construída de 4 mil metros, e vai levar seus serviços a uma região dinâmica economicamente, com destacada atividade na indústria - principalmente na mineração e metalurgia -, na agricultura, na pecuária e no turismo.

Com uma infraestrutura completa para a realização de cursos, a unidade de Araxá possui sete salas de aulas e um laboratório de informática. Para atendimento na área de saúde, possui sala de fisioterapia, clínica psicológica, consultório oftalmológico e oito cadeiras de dentistas. Conta também com um auditório para 149 pessoas. A nova unidade do Sest Senat tem capacidade para realizar 1.800 atendimentos odontológicos e 1.500 atendimentos médicos mensais.

Para as atividades de lazer e esportivas, o Sest Senat de Araxá mantém piscina semiolímpica e infantil, parque infantil, quatro churrasqueiras, duas quadras poliesportivas e dois campos de futebol society gramado.

Além dos trabalhadores do setor transportador, dos transportadores autônomos, taxistas e seus familiares, o Sest Senat, considerando a disponibilidade de vagas, também atende a comunidade.

Fonte: Revista Caminhoneiro

Um Iveco com muito gás


A italiana Iveco apresentou nesta semana em Amsterdã, na Holanda, o novo modelo Stralis LNG, movido 100% a Gás Natural Liquefeito. E quem imaginou que o maior atributo do modelo fosse redução de emissão de poluentes, se enganou. Como o motor Cursor de 330 cv de potência produz até seis decibéis a menos de ruído, o produto está sendo aplicado nas entregas de curta distância realizadas no período noturno. O modelo já está disponível para venda em todo o continente europeu. 
Na configuração de cavalo mecânico de dois eixos com semi-reboque, o modelo em questão usa caixa de velocidades manual, Intarder e EBS. Outra vantagem considerável, além da redução de emissões, é a maior economia para as empresas operadoras. A opção pelo sistema LNG permite redução no peso bruto total do veículo, o que leva a um aumento na capacidade de carga, que fica entre 18 e 40 toneladas. A autonomia de rodagem do modelo é de até 750 km. 
Desenvolvimento – A Iveco vem dando atenção para essa tecnologia com propulsão a gás natural desde 1995. Hoje, a empresa oferece uma gama completa de produtos movidos a metano e já possui 11.000 unidades em circulação, tanto pelo setor público como por empresas privadas.  O abastecimento é feito com metano em gás, acondicionado em tanques de aço a uma pressão de 200 bares. Nos veículos, o gás natural liquefeito é armazenado (em forma líquida) a -125° C em tanques criogênicos. 
Os principais clientes para os caminhões LNG na Europa são as empresas que atuam nos setores de alimentos, de bebidas e transporte de combustível, bem como os operadores logísticos especializados em entregas noturnas, que precisam seguir as “leis de silêncio” dos grandes centros urbanos. Em média, a diminuição de ruído nos Stralis movidos a gás natural é de 3 a 6 decibéis na comparação com um modelo convencional que roda com diesel.

Brasil Caminhoneiro acompanha o maior desafio entre as tecnologias de motores Euro 5 e Euro 3


Pensando nas diferenças entre um caminhão equipado com motor Euro 5 e outro com motor Euro 3, é possível dizer que o primeiro possui mais potência, maior torque, gera mais economia de combustível, e, acima de tudo, ainda é ecologicamente correto. Todos esses predicados contribuem para que o veículo provido com nova motorização apresente melhor desempenho e rendimento. Mas será que além da teoria, tal tecnologia oferece na prática mais vantagem um sobre o outro? Para responder essa questão, a Ford convidou o Caminhoneiro para acompanhar o Desafio Euro 5 X Euro 3 e verificar se economia, desempenho e sustentabilidade podem caminhar na mesma direção.
A regra do jogo é clara: ser justo e imparcial. Serão dois caminhões Ford Cargo, ou seja, modelos idênticos, que irão rodar com a mesma quantidade de combustível, durante o mesmo período e no mesmo percurso. O local escolhido para a execução do desafio é o campo de provas da TRW, localizado em Limeira, interior de São Paulo, com uma pista de quatro quilômetros de extensão.
Serão quatro motoristas para pilotarem os respectivos brutos, revezando em três turnos de duas horas cada. Ao todo, oito horas de prova aproximadamente, até que cada caminhão perca atinja a “pane seca”. Os pesados serão abastecidos com os mesmos 150 litros de diesel em um dos tanques (o outro compartimento será selado).
Caminhão Euro 5 em teste, no campo de provas da TRW
Cada caminhão seguirá com o mesmo peso bruto total de 24,5 toneladas, sendo equipados com igual quantidade de carga – três veículos modelos Transit em cada carreta, pensado sete toneladas (implemento e carga). As cabines pesam 6,5 toneladas e as carretas com 11 toneladas cada, respectivamente.
Os técnicos da Ford garantem que o resultado será favorável ao Euro 5. Mas, afinal, qual deles terá mais autonomia com a mesma quantidade de combustível, sem perder potência e rendimento?
Fiquem ligados no maior desafio entre um Euro 5 e Euro 3 do Brasil. Portanto, não percam, no próximo domingo, às 7h30, será o início desta disputa emocionante!
Fonte: Brasil Caminhoneiro

Toyota anuncia Hilux e SW4 2012 com novo motor a diesel

Para atender às exigências do Proconve L6 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) para veículos leves de até 3,5 toneladas, a Toyota apresentou novidades ao mercado brasileiro para as linhas Hilux e SW4 com uma motorização a diesel diferente. Os modelos trazem agora o motor D-4D 3.0L 16V com Intercooler, TGV (turbo de geometria variável), common rail e injeção direta, que geram potência máxima de 171 cv a 3.600 rpm e um torque plano máximo de 36,7 kgf.m entre 1.400 e 3.200 rpm, com a transmissão automática.
Além disso, o novo motor da Hilux e do SW4 conta com sistema de controle de emissões com funcionamento cíclico fechado que ajusta a injeção de combustível eletronicamente, favorecendo a redução das emissões de poluentes, por meio da queima completa do combustível antes da sua liberação no escapamento. O sistema ajusta automaticamente a quantidade e o momento da injeção do combustível na câmara de combustão.
Novo motor atende ao Proconve L6
Cada injetor de combustível é equipado com um sensor que comunica a pressão do combustível injetado para o computador que gerencia o motor. Além do novo motor, a linha Hilux e SW4 2012 a diesel oferece agora uma nova transmissão automática de cinco velocidades, dotada de Sistema de Inteligência Artificial.
Este mecanismo gerencia o funcionamento da transmissão, selecionando a marcha mais adequada de acordo com o estilo de direção do condutor. A atuação do Sistema de Inteligência Artificial leva em consideração a posição do acelerador, a velocidade do veículo, a rotação do motor e a atuação dos freios e também avalia o percurso por onde o veículo está trafegando (subidas, retas ou decidas).
Transmissão automática de cinco velocidades também é novidade
Para a linha Hilux e SW4 a diesel 2012, um sistema de navegação GPS integrado foi incorporado à central multimídia, que conta com tela de 6,1 polegadas touchscreen e câmera de ré e conexão Bluetooth com microfone localizado no console do teto. Conexões USB e Auxiliar do sistema de som compatível com iPhone e iPod completam o conjunto.
Foto: Divulgação

Concessionária Auto Sueco lidera emplacamentos de Euro5

A Auto Sueco São Paulo, concessionária de caminhões e ônibus da linha Volvo, fechou o primeiro trimestre de 2012 com 100 unidades de caminhões Euro 5 emplacadas, que representam 25% das vendas da Volvo no período.
“Apesar de o mercado em geral apresentar uma atividade baixa, esgotamos rapidamente nosso estoque de Euro3 e já tivemos um considerável volume de vendas de Euro5”, destaca Mário Oliveira, diretor-superintendente da Auto Sueco São Paulo.
O porcentual não reflete um grande volume de caminhões comercializados, já que, desde janeiro, foram emplacados em todo o país cerca de mil modelos que se enquadram na nova legislação de emissões. A Volvo afirma ter sido responsável por 40% desse total.
“A qualidade dos caminhões da Volvo, com maior desempenho e durabilidade, aliada à nossa estratégia foram responsáveis pelo início de ano positivo em nossas concessionárias. Os grandes empresários estão aderindo melhor à ideia de usar caminhões com selo verde e a transição do Euro3 para o Euro5 tem sido gradual”, acrescenta Fernando Ferreira, diretor comercial de vendas e pós-vendas.

Série especial Volvo Ocean Race do FH celebra a passagem da regata pelo Brasil


A tradicional competição de vela Volvo Ocean Race partirá para as estradas. Calma, pois isso não significa que veremos barcos ao nosso lado nas rodovias do Brasil. Veremos, sim, caminhões Volvo de uma nova série especial lançada pela marca sueca para homenagear a corrida aquática.
100 unidades do caminhão FH com cabine Globetrotter serão vendidos com pintura exclusiva, pacotes especiais de acabamento e de segurança e com motor nas opções de 460cv e 540cv. A série exclusiva marca a passagem pelo Brasil da maior regata mundial que leva o nome da empresa, principal patrocinadora do evento. Os barcos da regata partiram para Miami, próxima etapa da competição, neste domingo, dia 22.
“Esta é a mais difícil e importante regata mundial da atualidade. Superação de limites, respeito ao meio ambiente e desafios são temas diários na vida dos velejadores e também estão presentes na Volvo”, diz Roger Alm, presidente de vendas e marketing de caminhões da Volvo Latin America. “Fizemos esta série especial do FH para celebrar estes valores”, destaca o presidente.
A cabine é pintada na cor Azul Metálico Ocean Race e tem adesivos nas laterais mostrando ondas estilizadas, numa referência aos oceanos por onde passam os seis veleiros da regata. Ao lado da inscrição da potência do motor está o emblema da Volvo Ocean Race. O nome da competição também está estampado no letreiro superior da cabine.
A IronMark da Volvo está presente internamente, bordada no banco de couro, com detalhes em azul. O banco do motorista é elétrico, com memória para três posições, e ajustes de distância e altura, tem aquecimento e ventilação, e ajustes pneumático lateral e lombar. Outro detalhe que remete à regata é o prendedor de cortina, fabricado em corda naútica. “Além de ser o caminhão mais seguro e confortável do mercado, é o mais bonito”, orgulha-se o presidente, lembrando que a Volvo pensou em todos os detalhes ao desenvolver a nova série especial. O emblema da Volvo Ocean Race está impresso nos tapetes personalizados no interior da cabine e no console superior. As portas do FH série especial são revestidas em couro e bordadas com o mesmo design dos adesivos externos.
“Os veículos da Volvo Ocean Race têm também suspensão pneumática, um recurso extremamente importante para aumentar o conforto do motorista e a produtividade do transportador”, lembra Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. Além disso, este tipo de suspensão é muito útil para operações de logística, quando o motorista precisa atrelar e desatrelar o implemento mais rapidamente e voltar logo para a estrada. “E ainda aumenta a durabilidade de cargas mais frágeis ou vivas”, explica Menoncin.
O veículo da série VOR tem ainda, rodas de alumínio, freio motor VEB500, faróis de xenon, geladeira, mesa para trabalho, preparação para televisão, rádio com CD player, MP3, Bluetooth, controles no volante, saída USB, ar condicionado com controle de temperatura e volante revestido em couro.
O caminhão FH Volvo Ocean Race leva também o pacote completo de dispositivos de segurança da marca: ESP (Controle eletrônico de Estabilidade, que diminui o risco de capotamento em curvas), ACC (Piloto Automático Inteligente, que regula a velocidade do veículo de acordo com o trânsito), LKS (Monitoramento da faixa de rodagem, que emite sinal sonoro quando o caminhão cruza faixa sem sinalizar) e o LCS (Sensor de ponto cego – um radar que informa se há objeto do lado direito em trocas de faixa).
No mesmo pacote estão incluídos o EBS (Freio Eletrônico – uma unidade eletrônica analisa a situação para melhorar o desempenho da frenagem), o ABS (Freios antitravamento, que impedem o travamento das rodas em frenagem) e o DAS (Detector de Atenção – um sinal sonoro e uma mensagem alertam quando o sistema entende que o motorista está cansado).
Foto: Divulgação

Volvo comemora 85 anos da produção de primeiro veículo de passeio na Suécia

Uma das mais tradicionais marcas de veículos de passeio e comerciais do mundo comemora neste mês 85 anos de história. Apesar de ser reconhecido no Brasil pelos ônibus e caminhões fabricados, foi com os carros de passeio, hoje itens de alto padrão, que a Volvo começou atividades em 14 de abril de 1927, quando o primeiro veículo produzido em série saiu da linha de produção de Lundby em Gotemburgo, Suécia, sede mundial da corporação..
Naquele dia, o gerente de vendas Hilmer Johansson saiu da fábrica dirigindo o primeiro carro da marca, o modelo ÖV4. No dia 14 de abril deste ano, o mesmo modelo passou pelos portões da fábrica para celebrar o aniversário da Volvo.
Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation, e Olof Persson, presidente e CEO da Volvo Group, estavam na direção. “É um carro fantástico, mas é fácil perceber o quanto as coisas mudaram nos últimos 85 anos”, diz Jacoby.
Stefan Jacoby e Olof Persson revivem foto histórica do Grupo Volvo
Naquela época, a Volvo era apenas uma empresa que iniciava um projeto com um futuro incerto: seus fundadores, Assar Gabrielsson e Gustaf Larson, não tinham experiência direta com carros ou com a indústria automobilística. Em seu primeiro ano de produção, a Volvo vendeu modestas 300 unidades.
No ano seguinte, quando a empresa começou a fabricar caminhões e ônibus, o negócio começou a decolar. O primeiro caminhão da Volvo tinha motor a gasolina de 28hp e foi um sucesso logo de início. O modelo teve uma produção de 500 unidades. A marca percebeu, já neste período, que a chave do sucesso estava na exportação.
“Nossas raízes ainda são muito importantes para nós. Cerca de 30 mil dos 120 mil funcionários do Grupo Volvo trabalham na Suécia, mas 95% de nossos produtos são vendidos fora do País”, destaca Persson. Na Volvo Car Corporation, os números são parecidos. A empresa tem 14,5 mil empregados na Suécia de um total global de 21,5 mil. E mais de 80% do total de vendas da Volvo Car Corporation ocorre fora da Suécia.
Olof Persson, presidente e CEO da Volvo Group
A Volvo tornou-se a maior montadora de caminhões da Europa em 1965, com a formação da Volvo Europa NV, com sede em Bruxelas, na Bélgica. Esse foi o maior marco no desenvolvimento da empresa, que passou de uma organização sueca para uma montadora internacional de veículos com uma forte base européia.
Na década de 80, a Volvo tornou-se uma empresa verdadeiramente global, marcando presença em diversos países da Europa. Em 1980, iniciou a fabricação de caminhões no Brasil e, um ano depois, comprou a montadora norte-americana de caminhões White.
Primeiro N10 montado no Brasil saiu da fábrica na década de 80
Fotos: Divulgação

BR-163 receberá R$ 1,2 bi para duplicação de trecho no Mato Grosso

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prepara para o segundo semestre o lançamento do edital de licitação para duplicar um trecho de 283 quilômetros (km) na BR-163, ligando Rondonópolis e Rosário Oeste, no Mato Grosso.
O percurso está orçado em R$ 1,188 bilhão e integra os investimentos da segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para escoar a produção agrícola da Região Centro-Oeste.
A Delta Construções é uma das contratadas do Dnit na BR-163. A empreiteira envolvida no caso do empresário de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira , preso desde fevereiro, conclui em abril a duplicação de 8,5 km e a restauração de outros 27,5 km na Serra de São Vicente (MT). A construtora do empresário Fernando Cavendish recebe R$ 87 milhões pelas obras.
O órgão ligado ao Ministério dos Transportes afirma que a duplicação será importante para amenizar o tráfego diário de 12 mil veículos no trajeto Rondonópolis-Posto Gil, percurso no qual entre 60% e 80% são caminhões e carretas.
A “rodovia sem fim”
Idealizada nos anos 1970, como parte do projeto de expansão rumo à Amazônia elaborado pela Ditadura Militar (1964-1985), a BR-163 nunca foi totalmente pavimentada.
A primeira versão do PAC, lançado pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva, em 2007, colocou a pavimentação da rodovia como uma das prioridades. Mas até agora a BR-163 é parte consistente dos dois terços de obras do PAC 1 ainda em atraso, apesar de o Planalto já ter lançado o PAC 2.
A pavimentação do trecho de 1.000 km entre Guarantã do Norte (MT) a Santarém (PA) é o mais emblemático dentre os atrasos. Programada para ser entregue originalmente em 2010, a conclusão da obra foi transferida para dezembro 2013, após o aporte de R$ 1,2 bilhão. Faltam ser concluídos 692 km para que a produção de soja mato-grossense possa ser escoada pelo porto paraense de Santarém.

Corteco lança molas pneumáticas para suspensão de veículos pesados no mercado de reposição



A Corteco, divisão de negócios para reposição automotiva da Freudenberg-NOK, amplia o portfólio para veículos pesados no mercado brasileiro com o lançamento de 29 itens da linha Airspring. O diretor de marketing da empresa na América do Sul, Luiz Freitas, explica que esta linha é composta por molas pneumáticas que isolam a vibração e regulam a altura da carga e da cabine de veículos pesados, gerando maior conforto e estabilidade aos caminhões e ônibus que circulam nas estradas brasileiras e sul-americanas.
Freitas informa que a linha Airspring é o principal lançamento da Corteco em 2012 para o segmento de veículos pesados. “Estabilidade e conforto são fundamentais para a segurança dos motoristas de caminhões e ônibus que rodam milhares de quilômetros e, portanto, estes veículos devem ter um sistema de suspensão eficiente e robusto para absorver as trepidações e impactos”, comenta Freitas; segundo ele, esta tendência tem ganhado espaço também no segmento de veículos leves, embora ainda restrita aos automóveis de luxo.
De acordo com Freitas, a tendência de os veículos pesados substituírem as suspensões convencionais pelas pneumáticas, ou a ar, ainda tem outros pontos positivos, como a manutenção da altura constante do veículo, redução dos danos à carga, aumento da vida útil de diversos componentes, entre outros. “São muitas as vantagens deste sistema que confirmam a tendência de substituição das suspensões convencionais. Desta forma, a Corteco está preparada para atender a reposição dos veículos que já vêm equipados com esta tecnologia”, ressalta.
Foto: Divulgação

Transmissão automatizada AS-Tronic e a manual ZF Ecosplit equipam os novos caminhões TGX da MAN


Os novos caminhões TGX lançados  pela MAN serão equipados como item de série com a transmissão ZF AS-Tronic de 16 velocidades. Opcionalmente o cliente pode pedir modelo com transmissão manual que também será da marca ZF, conhecida como Ecosplit, e que já são bem conhecidas dos estradeiros pois equipam os caminhões Constellation.
“Ao contrário de dois anos atrás, quando o segmento de transporte para longas distâncias oferecia o câmbio automatizado como sendo opcional, a tendência agora demonstra que o mercado está exigindo que a tecnologia seja oferecida como sendo de série”, aponta Thomas Schmidt, diretor de Operações ZF Sistemas de Transmissões. “Trata-se de uma realidade sem volta, baseada em uma tecnologia imune a erros de direção e que oferece maior rentabilidade ao transportador e conforto para o motorista”, conclui.
Nos caminhões MAN a transmissão foi batizada de TipMatic. A transmissão vem com a opção do ZF-Intarder acoplado, importante item de segurança para controle da velocidade em declives. A AS-Tronic oferece alta performance no trânsito pesado de longa distância, nas operações de distribuição e em veículos customizados para a área de construção.
O câmbio manual ZF Ecosplit é opcional e tem sistema “single H”. De funcionamento simples, confiável e amigável, as marchas são posicionadas em H sobreposto, o que traz maior conforto e desempenho na condução pelo motorista, além de simplificar as trocas.
Com a TipMatic, o motorista pode entregar as mercadorias em seu destino com mais segurança e melhor conforto (não há trancos ou golpes durante a troca de marchas), direcionando toda a sua atenção para o trânsito. Para os frotistas, a transmissão também oferece significativa redução no custo operacional do veículo, pois reduz o consumo de combustível com trocas rápidas e eficientes de marchas.
A tecnologia empregada pela ZF na produção do equipamento gerou uma comunicação ágil entre o motor, a embreagem e a transmissão, o que alivia o driveline completo, prolonga a vida útil dos componentes e aumenta os intervalos de manutenção e troca de óleo de transmissão.
Intarder
Por meio de poucas interfaces, a transmissão pode receber o Intarder, sistema que protege os freios do caminhão contra o desgaste causado por esforços constantes. Ao contrário do empregado pela concorrência, o Intarder da ZF é integrado à transmissão, o que eleva a eficiência da operação.
O produto chega a efetuar até 90% das frenagens, com o acréscimo de que as paradas suaves também ajudam a proteger a carga. Para os motoristas, o Intarder garante frenagens sem sobregiro do motor e uma condução constante com velocidade média mais elevada.
Embreagens e amortecedores
A ZF Sachs, divisão especializada em embreagens e amortecedores, também está presente nos caminhões MAN. Tanto a versão com transmissão automatizada como a versão com transmissão manual utilizam embreagens de 430 mm de diâmetro compostas por platô de acionamento do tipo puxado (pull-type); disco de 430 mm de diâmetro com ótima absorção das vibrações torcionais do motor e alto nível de conforto acústico; e mancal de embreagem que não requer manutenção.
Quanto aos amortecedores, a ZF Sachs fornece dois tipos: de suspensão e de cabine. O de suspensão é o N-Damper, desenvolvido especialmente para caminhões aplicados em transportes rodoviários de longa distância ou em operações off-road. Também é aplicado em ônibus e implementos rodoviários.
Na cabine, a ZF Sachs desenvolveu o CALM (Cabin Air Levelling Module), um módulo que controla a altura e dispensa o uso de uma série de componentes. Por meio de uma válvula, o sistema regula a pressão nas molas de ar, mantendo um nível constante. O CALM foi testado em veículos de construção e tratores, provando que mesmo nas condições mais adversas os motoristas podem contar com os benefícios de uma cabine com suspensão pneumática.
Barras de direção – A ZF Lemförder Tecnologia de Chassis para Veículos, fabricante de componentes de suspensão e direção do Grupo ZF, também leva sua tecnologia para os caminhões MAN por meio de cinco barras: de direção, ligação, reação “Torque Rod” e “Vlink”, e, por fim, a estabilizadora de cabine.
A barra de direção “Draglink” traz terminais que proporcionam melhora na dirigibilidade. Feita com os mesmo terminais (batizados de “New Design”), a barra de ligação “Tie Rod” tem como função principal a transferência do movimento de um lado a outro do veículo.
A barra de reação “Torque Rod” tem buchas de borracha ZF Boge em sua composição para garantir mais segurança, conforto e durabilidade dos componentes. A barra de reação em “V”, a “Vlink”, é responsável por impedir o deslocamento excessivo do eixo em relação ao chassi.
Já a barra estabilizadora de cabine vem com acoplamento trilobal entre tubo e haste lateral, e apresenta ausência de soldas, o que proporciona maior confiabilidade e conforto ao conjunto.
Foto: Divulgação/ZF

Banco Mercedes-Benz atinge a soma de R$ 1 bilhão em novos negócios



O Banco Mercedes-Benz encerra primeiro trimestre de 2012 com alta de 21% em novos negócios, com a soma de R$ 1 bilhão liberada ao mercado para novos financiamentos. Foram financiados 5.523 veículos Mercedes-Benz zero-quilômetro no trimestre. Desse total, 89% são caminhões e ônibus,9%, vans, e 2%, automóveis Mercedes-Benz e Smart.
Os segmentos de vans e ônibus tiveram destaque no período. Foram 479 vans financiadas, aumento de 62% comparado aos mesmos meses de 2011, com 295 unidades negociadas.  Em ônibus, foram 1.597 unidades financiadas de janeiro a março de 2012, alta de 97% em relação à igual período do ano passado, com 812 ônibus.
“Nossa perspectiva de mercado é positiva para 2012. Investimos em tecnologia e novos profissionais, aumentando nossa equipe de campo e apostando em grandes negócios. Adotamos estratégias com nossas Regionais focadas em taxas competitivas, concentrando esforços em novos negócios por meio da ampliação da cobertura geográfica e um atendimento ainda mais personalizado aos clientes. O resultado do primeiro trimestre desse ano confirma os bons resultados de nossas ações”, afirma Angel Martínez, diretor Comercial do Banco Mercedes-Benz.

A evolução da caixa



Não faz muito tempo as caixas de transmissão de cinco velocidades eram as maiores expressões em termos de evolução, especialmente em veículos comerciais leves. Hoje o mercado começa a conviver com outra realidade onde as novas necessidades exigem soluções ainda mais avançadas. A caixa de transmissão manual de seis velocidades lançada na nova linha Iveco Daily é reflexo disso. Fornecida pela ZF, o equipamento aproveita melhor as forças geradas pelo motor e retribui com menor nível de ruído e maior economia de combustível.
O modelo da transmissão em questão é a 6S 420 da família ZF-Ecolite. Construída sobre uma estrutura de alumínio, o produto de seis velocidades, se comparada com a versão anterior de cinco marchas, aumenta o rendimento do veículo graças a melhor adequação da rotação do motor à velocidade exigida. Para o condutor os benefícios se refletem em engates suaves e precisos, baixo nível de ruído e diversidade para os diferentes tipos de aplicação dos veículos, utilizados no transporte de passageiros e de cargas em centros urbanos e em pequenas distâncias rodoviárias.

Mercedes-Benz quer voltar a liderar mercado de caminhões até 2014



Além da ação promovida pela Mercedes-Benz para divulgação da sua nova linha de caminhões 2012 nos entrepostos do Ceasa, a empresa desenvolveu o Truck Test, um projeto inédito que disponibiliza mil veículos para que seus clientes conheçam as inovações que a empresa reservou para o mercado dos brutos. A iniciativa, que abrange demonstrações e testes-drives junto às próprias atividades dos clientes em todo o Brasil, está em vigor desde março deste ano.

E nas terras do mais recente deputado federal, Francisco Everardo Oliveira Silva, vulgo Tiririca (PR), desde o último sábado (14), a concessionária Ceará Diesel e suas unidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, com apoio da fabricante, colocaram à disposição de sua clientela mais fiel, 15 caminhões à serem utilizados no Truck Test. Desta forma, clientes de suas praças de atuação podem sentir na prática as mudanças proporcionadas pela linha 2012, com até dois meses para testar as novas famílias Accelo, Atego, Atron, Axor e Actros.
“Nesse período sempre teremos os nossos instrutores ao lado dos motoristas e frotistas, potencializando a demonstração das novidades e das vantagens proporcionadas pelos novos caminhões da marca às operações de cada cliente, sobretudo em todo o estado do Ceará”, reforça o diretor comercial da Ceará Diesel, José Andre Varela.
Modelo de caminhão Axor 2644
Segundo o empresário, após os 60 dias do Truck Test e da divulgação nas cidades do interior do Ceará, o concessionário dará continuidade às demonstrações junto aos clientes em suas atividades, proporcionando até, no caso das empresas de transporte rodoviário, viagens de longa distância com seus motoristas e instrutores da Ceará Diesel. A fim de que possam assimilar plenamente todas as propriedades das atuais versões de caminhão, o Truck Test terá o acompanhamento e monitoramento por parte destes profissionais em todas as demonstrações.
A estratégia é fazer com que o cliente comprove a evolução nas características da linha 2012; ou seja, o aprimoramento no desempenho do veículo, menor consumo de combustível e redução no custo operacional. A média na redução de consumo de combustível com a nova tecnologia registrada pela fabricante foi de 6%, podendo atingir até 10% a menos nos gastos se comparado à linha anterior.
A frota de 1.000 caminhões do Truck Test será distribuída de acordo com as características do mercado de atuação de cada concessionário; sendo subdividida em 30% de veículos comerciais leves, 5% de veículos médios, 30% caminhões semipesados e 35% caminhões pesados. Em virtude dessa distribuição, todos os clientes terão à sua disposição os modelos mais indicados para respectiva atividade de transporte.
“Nosso objetivo é alcançar o cliente onde quer que ele esteja, daí a parceria com a nossa Rede de Concessionários, a maior do País, presente em todos os estados do território nacional”, afirma Tânia. “Trata-se de uma ação sem precedentes no País, que nos permite mostrar aos clientes que a linha de caminhões 2012 agrega muito mais valor ao seu negócio”.
Esse conjunto de ações de marketing, mais agressivo e contundente, que a empresa resolveu adotar é idealizando um futuro à médio prazo, inclusive com a forte intenção e expectativa de retomar a liderança no mercado de caminhões até 2014.
No primeiro trimestre deste ano, a Mercedes-Benz contabilizou um declínio de 0,5% no número caminhões emplacados (exclusivamente os veículos acima de 6 toneladas), com 9.648 caminhões contra 9.700 entre janeiro a março de 2011.
Ainda de janeiro a março, a participação da montadora no mercado foi de 27,2%, fatia superior aos 25% computados em igual período do ano anterior. Apesar do movimento de pré-compra que ocorreu no ano passado em decorrência da nova legislação para emissão de gases, a expectativa a partir do segundo semestre é que as vendas retomem seu fluxo positivo, obtendo os mesmos resultados apresentados no último semestre 2011.
“Se queremos reconquistar a participação no mercado, precisamos recuperar clientes que um dia foi Mercedes e saiu da marca e fazer com clientes que são do concorrente migrem para nossa marca”, conclui a diretora.
Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Vendas de caminhões e ônibus cai mais 5% na 1ª metade de abril em relação à março


Mais uma vez as vendas de caminhões e ônibus não foi positiva em relação a outros meses. Na primeira metade de abril, foram comercializados 7.503 veículos, número 5,94% menor em relação com o mesmo período de março de 2012. A quantidade de unidades faturadas, abaixo do outros períodos, evidencia que o mercado ainda não se adaptou à migração da motorização dos veículos do Euro 3 para o Euro 5, algo que deixou caminhões e ônibus de 8% a 15% mais caros.
Assustadora, porém, é a baixa no comparativo com a primeira quinzena de 2011. A queda é de 20,34%, já que na primeira metade de abril do ano passado 9.419 veículos comerciais foram faturados.
Considerando apenas o mercado de caminhões, a redução no número de vendas comparando as primeiras quinzenas de março e abril de 2012 foi de 5,34%. No entanto, na comparação com o período em abril de 2011, a baixa é de 21,88%, de 7.833 faturamentos no ano passado para 6.119, vendidos em 2012.
O mercado de ônibus teve queda maior do que o de caminhões na relação entre a primeira metade de março deste ano com o mesmo período em abril, indo de 1.513 para 1.384, diminuição de 8,53%. O comparativo com 2011, porém, é mais favorável, já que a redução foi de 12,74% (foram 1.586 ônibus faturados na primeira quinzena de abril do ano passado).
Em entrevista com o executivo Ricardo Alouche, Diretor de Vendas e Pós-Vendas da Man Latin America, há uma expectativa de que o mercado irá se adaptar em maio, mês que muitos faturamentos, fato que seguiria forte até o fim do ano, fazendo de 2012 um dos melhores anos em termos de vendas.

MAN apresenta linha TGX de extrapesados

Caminhões MAN já estão no mercado


A linha de caminhões extrapesados TGX da MAN Latin America foi, finalmente, apresentada de maneira oficial. As três primeiras versões, montadas na fábrica de Resende (RJ), são os cavalos mecânicos 28.440 6x2, 29.440 6x4 e 33.440 6x4.
“Com os novos cavalos mecânicos, passamos a oferecer uma gama completa de produtos, com modelos de 5,5 a 74 toneladas de peso bruto total combinado, reforçando ainda mais o conceito sob medida que nos consagrou nesses 30 anos de mercado”, exalta Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
De acordo com a montadora, os caminhões serão equipados com o propulsor MAN D26 de 12 litros e 440 cavalos de potência. O motor Euro V utiliza a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva).
Para atender ao início da era MAN no Brasil, cerca de R$ 20 milhões já foram investidos na atualização de 60 concessionárias da rede. As demais unidades adotarão o novo padrão progressivamente.
De acordo com a montadora, parte da produção será destinada aos seguintes mercados externos: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Coca-Cola investe em frota Euro V

Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America
Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America

A Coca-Cola adquiriu, até o momento, 2.000 caminhões e ônibus Euro V no país, sendo aproximadamente 100 caminhões Volkswagen Constellation e Delivery, de 5 a 24 toneladas. “É uma satisfação chegarmos ao dia de lançamento dos extrapesados MAN com uma venda de produtos Volkswagen Euro 5 tão significativa. Estamos respondendo com resultados às incertezas do mercado em transição, e ainda reafirmamos nosso compromisso em investir no País e em toda a América Latina”, afirma Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
Tamanho investimento se deve ao programa de renovação de frota da Coca-Cola Andina Brasil, que responde pela fabricação de bebidas da marca nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
O cronograma de entregas dos lotes se estenderá até junho. Do total, 76 unidades serão do VW Constellation 17.190, equipado com o sistema EGR de motor Euro, que dispensa o uso do Arla 32. Os demais caminhyões estão divididos da seguinte maneira: oito VW Constellation 13.190; seis do VW Constellation 24.280; mais seis unidades do VW Delivery 5.150; e, por fim, três VW Delivery 9.160 equipados com o propulsor Euro V Cummins SCR.
O negócio entre a Coca-Cola e a MAN Latin America contempla o contrato Volkstotal Plus, que prevê a cobertura da frota para todas as manutenções preventivas e corretivas, incluindo mão-de-obra e peças como embreagem, lona de freio, bateria, lâmpada, correias e motor de partida.

Mercedes-Benz opta por forma diferente de comunicação a fim de mostrar sua nova linha de caminhões


Clientes e jornalistas do setor se reuniram na semana passada para o lançamento da linha completa de caminhões 2012, da Mercedes-Benz, na concessionária Ceará Diesel, em Fortaleza (CE), líder no comércio local. Fabricante e concessionário iniciaram uma intensa programação para que os clientes da marca pudessem atestar as vantagens e benefícios das novas famílias de caminhões Accelo, Atego, Atron, Axor e Actros.
A primeira atividade começou no dia 10 e terminou dia 13 de abril, com uma ação de vendas voltada aos operadores da Ceasa de Maracanaú – que completou 40 anos -, na região metropolitana de Fortaleza, capital cearense.
Para José André Varela, diretor da Ceará Diesel, esse conceito de proximidade com o cliente é produtivo. “Na semana seguinte já têm interessados”, afirma. “Com este conjunto de ações para mostrar as tendências do mercado, esperamos um resultado bastante satisfatório, com market share entre 2 a 3%”, complementa Tânia Silvestre, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
“Desde o mês de janeiro, já fomos a 11 unidades da Ceasa em várias regiões para mostrar aos operadores das centrais de abastecimento que a linha de caminhões 2012 traz mais ganhos para quem atua no transporte de hortifrutigranjeiros”, explica Tânia.
É praxe que nas atividades rotineiras das unidades dos Ceasa’s a preferência no transporte urbano, rodoviário e rural seja a utilização de  caminhões leves, médios e semipesados. Esse cotidiano também envolve a central de abastecimento de Maracanaú, onde, mensalmente, circulam cerca de 5,3 mil veículos de carga. Em 2011, o entreposto comercializou mais de 460 mil toneladas, entre hortifrutigranjeiros, cereais, flores e outros produtos.
Segundo a executva, a Mercedes-Benz jamais realizou uma ação promocional e comercial tão impactante e em tão pouco tempo como essa. “Nossa intenção é contribuir com o caminhoneiro para que eles obtenham os melhores resultados com seus caminhões, alcançando a excelência em suas atividades de transporte e com a rentabilidade desejada”, completa a executiva.
E para cada caminhão da linha 2012 adquirido pelos clientes presentes durante o evento, a revenda entregou um contrato de manutenção preventiva Basic Service e mais 1,2 mil litros de ARLA 32.
Vale ressaltar que esta ação para apresentar a linha 2012 ao mercado faz parte de um plano que a companhia elaborou com sua Rede de Concessionários. A iniciativa, que começou em março e encerrará no final do mês de abril, apresentará suas novidades em 386 eventos espalhados pelo País.
Equipes de vendas das concessionárias convidam os caminhoneiros a conhecerem os novos produtos em suas respectivas tendas e sanar dúvidas. Está presente também em cada ponto de divulgação, um parceiro do banco Mercedes-Benz.