MB 710 - Pau pra toda obra


A história do Mercedinho tipicamente urbano começou em 1972, com o 608D, o primeiro modelo na categoria dos leves da Mercedes-Benz. Na época, o modelo chegou trazendo inovações, como a cabine semi-avançada, o que ampliava a plataforma de carga. Essa era uma vantagem considerável, pois os concorrentes eram quase todos derivados de picapes que usavam cabines convencionais.
Em toda a sua história de vida o modelo passou por quatro atualizações. A primeira veio em 1987, quando teve sua capacidade de carga ampliada e o nome subiu para 708 E. Um ano depois, a cabine foi reestilizada, ganhando a aparência que mantém até hoje e também foram incorporados melhoramentos como o freio a disco nas rodas dianteiras. O 708 E também foi base para um modelo ligeiramente maior, o 914,que inaugurou o segmento de nove toneladas.
Concorrendo sempre na faixa de entrada, quase nada mudou no desenho da cabine, mas o urbano da Mercedes ganhou inovações tecnológicas, como o motor com intercooler em 1992. O aumento de potência para 120 cv elevou o nome para MB 712. Quatro anos mais tarde voltou a se chamar 710, por conta do motor turboalimentado. Com as vendas em queda, o modelo chegou a ser retirado da linha de produção em 1998, mas voltou um ano depois por exigência do mercado. Após essa recaída, recebeu  melhoramentos como sistema de freios pneumáticos (2002) e a adequação para atender a legislação do CONAMA P5 (Euro III), em 2006.
O Mercedinho foi, por vários anos seguidos, o caminhão mais vendido do Brasil e, somando todas as suas versões, encerra seus 40 anos de história totalizando 183.626 unidades vendidas. “O Mercedinho é dinheiro em caixa e pau para toda obra”, diziam seus usuários.O espaço deixado pelo MB 710 será preenchido pelo modelo Acello 815. Lançado em 2003, o produto novo (então chamado 715) chegou a provocar a suspensão da produção do Mercedinho por uns três meses.
Sua missão, a médio prazo, era exatamente substituir o 710, mas o tiro saiu pela culatra e, como as vendas não decolaram, sua produção desde 2009 passou a ser feita apenas sob encomenda. Com a terceira aposentadoria do 710, agora definitiva pela impossibilidade técnica de adaptação ao padrão Euro 5, o Acello volta à tona. A geração do 710 encerra sua carreira com 183.626 unidades vendidas. O 608 D representou o maior volume – 82.551 unidades.

O Adeus para F4000 e MB 710

Nem todos vão se lembrar e muito menos estarão ligados nisso, mas quando soar as badaladas do “Adeus Ano Velho. Feliz Ano Novo”, à meia noite do próximo sábado, não existirá ano novo para dois mitos do transporte urbano no Brasil. Com a chegada do padrão Euro V a partir do dia primeiro de janeiro, Ford F-4000 e Mercedes-Benz 710 estarão oficialmente fora das linhas de produção. A Ford não fez nenhum anúncio sobre a descontinuação da famosa e lendária linha Série F, já a Mercedes divulgou vasto material contando a história industrial do Lázaro, apelido carinhoso do Mercedinho 710   


Retirar do mercado um caminhão como o F-4000 que, apesar da idade tem seu público cativo, é uma decisão corajosa, mas a equação era mesmo econômica, por conta dos custos muito altos de produção de sua última geração. Com a saída do modelo, a empresa, além de perder vendas, abriria de graça espaço para os concorrentes, justamente em momento em que a concorrência se arma com muitas novidades.
História - A linha F nasceu no Brasil em 1957 com o modelo F-600, um caminhão tipicamente estradeiro para a época e que foi muito usado na construção de Brasília, puxando carga de São Paulo. O motor era um V8 a gasolina, de 4,5 litros, que foi usado nos caminhões da marca até 1977.
Em 1971, a Ford já comemorava a produção de 200 mil unidades do modelo. A linha vinha crescendo com a picape F-100 e a F-350, mas a grade novidade veio em 1975, com o lançamento dos caminhões médios F-400 e F-4000, de maior capacidade, maior plataforma de carga e suspensão dianteira independente, do tipo Twin-I-Beam. O motor, um MWM D-226-4 a diesel. 
A linha F começou a ficar mais profissional e “estradeira” a partir de 1977, com a chegada dos modelos F-7000 e FT-7000, este último com terceiro eixo de fábrica. A família também contava com os modelos F-8000 e FT-8000, além do cavalo mecânico F-8500, capacitado para 30,5 toneladas de peso bruto total combinado. O motor era um Detroit Diesel 6V. Um ano depois, veio o motor MWM, que passa a puxar também os modelos da linha 7000. 
A história da linha F sempre foi marcada pelo lançamento e descontinuação de modelos intermediários. Um deles foi o F-2000, com motor Diesel MWM D-299-4, freios dianteiros a disco, e capacidade para duas toneladas de carga útil e opção de direção hidráulica.  Com o lançamento do modelo Cargo em 1985, a linha F ficou para segundo plano mas, apesar da sua cabine ultrapassada, sempre teve sua fatia de mercado no transporte urbano. 
Em sua fase final, os médios da série F tiveram um design tão estranho que acabou rendendo o apelido de sapão. Mas o F-16000 sumiu rápido, logo seguido pelo F-12000 e F-14000, em 2006. Sobravam os pequenos. Até agora. O F-4000, particularmente, deixa uma história com mais de 150 mil unidades vendidas. Ao longo de sua história, a linha F acumulou aproximadamente 570 mil unidades produzidas. 
Veja história do Mercedes-Benz 710 na outra página.

Iveco aumenta desconto e insere novo veículo no Programa Mais Alimento


A partir de dezembro, a Iveco passa a ofertar mais um modelo de sua linha de caminhões ao Programa Mais Alimentos com um desconto ainda maior: são 13% de desconto em relação ao preço normal de lista de seus veículos. Além de inserir o modelo Vertis 90V16, de 09 toneladas, a empresa já vinha ofertando a linha de caminhões leves Iveco Daily entre 3,5 e 7 toneladas ao Programa.
O Mais Alimentos faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com uma linha de crédito específica para financiar investimentos em infraestrutura das propriedades rurais e propiciar o aumento da produção e da produtividade.
Com essa iniciativa do MDA, os pequenos agricultores podem contar com mais facilidades para realizar a aquisição de veículos de carga. São elas: uma linha de crédito especial com limite de R$ 130 mil e juros de 2% ao ano, três anos de carência e prazo para pagamento de até dez anos.
Além do desconto especial, os veículos da montadora contam com garantia de 12 meses para a Linha Daily, sem limite de quilometragem, e 2 anos para o Iveco Vertis, sendo o segundo ano somente para o trem de força.

Novo postador do SE.

Bom dia, boa tarde e boa noite leitores do SE!
Meu nome é Gustavo Braga e venho por meio deste post informa-los que sou o novo postador do blog. o/

Talvez alguns não saibam, mas nosso amigo Mateus Grutzmann estará viajando por um tempo com seu Axor e ficará afastado do blog, mas como nem tudo são flores... ( brincadeira ) o blog estará em minhas mãos, trasendo postagens diárias até vocês.

Um abraço e um feliz ano novo companheiros!

Programa de análise de combustíveis completa 15 anos

O programa De Olho no Combustível (DOC), da Petrobras Distribuidora, completou 15 anos contabilizando cerca de 23.000 visitas técnicas a postos de serviço. Com o objetivo de atestar a qualidade dos produtos vendidos, mais de 6.800 postos Petrobras já foram certificados pelo programa.
Através de análises físico-químicas, o DOC verifica a conformidade da gasolina, etanol e óleo diesel, capacita as equipes dos postos de serviço e também afere os instrumentos de análise que os próprios revendedores devem utilizar ao receber os produtos. Por lei, o consumidor também pode exigir o teste de qualidade de qualquer produto.
A certificação dos postos de serviço no De Olho no Combustível depende dos resultados desses testes, realizados periodicamente e sem aviso prévio. Após uma resistência inicial dos revendedores, na época de sua criação, o DOC passou a ser visto como um parceiro da rede Petrobras na conquista do consumidor. Quando o posto é certificado, recebe um selo exclusivo do programa.
Foto: Agência Petrobras

Feliz 2012


É, e lá se foi mais um ano... 
2011 foi o ano de criação do Sobreeixos, um blog totalmente voltado a esse mundo do transporte. É claro, estamos começando, muita coisa precisa e deve ser mudada ainda no decorrer desse novo ano.Bom mas não para isso que vim aqui, vim aqui para desejar-lhes um feliz e próspero ano novo.

Feliz 2012

Multas a caminhões na Marginal Tietê serão aplicadas após 1º de março

Representantes do setor de transporte e o prefeito Gilberto Kassab se reuniram ontem em São Paulo/SP e concordaram em prorrogar o período de fiscalização educativa na Marginal Tietê até o dia 1º de março de 2012. Até esta data, não haverá autuações aos veículos de carga que utilizarem a via.
Outra decisão tomada em conjunto foi a formação de uma comissão técnica entre a Prefeitura, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região) e demais interessados. O grupo se reunirá semanalmente para encontrar uma solução para a questão do abastecimento urbano.
Estiveram presentes no encontro de ontem associações que representam os empresários e os caminhoneiros autônomos, além do secretário municipal de Transporte, Marcelo Branco, e do diretor da CET-SP, Irineu Gnecco Filho.

Na hora da buraqueira motorista e passageiros estão livres do efeito pipoca

Depois que o repórter Fábio Rogério avaliou a Frontier SE Attack 4×4 subindo e descendo a Serra do Mar, sozinho, por estrada de Primeiro Mundo, resolvi sentir como a picape se comportaria na hora de encarar o universo para o qual ela foi fundamentalmente concebida: chão batido, muita terra, lama e buraqueira. Neste cenário pouco amistoso o utilitário da Nissan surpreendeu.

Com a tração 4×4 acionada foi possível acelerar um pouco mais e sentir o carro flutuar sobre buracos e ondulações sem necessariamente que motorista e passageiro pulassem feito pipocas no interior da cabina (fenômeno muito comum em veículos traçados). O sistema de suspensão, exigido em situações mais severas, funciona perfeitamente bem oferecendo bom conforto e confiabilidade na tocada, especialmente nas curvas.
4x4 com reduzida deu conta do recado na lama
Mesmo jogando um pouco a traseira nas curvas mais fechadas, pela pouca aderência do terreno, e por estar sem qualquer carga, o conjunto tração, suspensão e pneus mistos deu conta da estabilidade. Na hora de travar o carro no freio, o sistema ABS em conjunto com o EBS garantiu segurança e eficiência, sem aqueles indesejáveis e desequilibrados sobressaltos.
Na lama, com atoleiros mais traiçoeiros, com profundidade de até 40 centímetros, foi preciso o auxílio da redução nos cubos que entrou em ação sem solavancos e tirou o carro da situação crítica em baixa rotação. Pisando de leve, a 2.000 rpm, condução econômica, o obstáculo fica para trás sem maiores escândalos do motor.
No sítio, fizemos a prova básica com carga. Carregada com sacos de areia, perfazendo 400 quilos, e com mais cinco pessoas na cabina (aproximadamente mais 300 quilos) a Frontier SE mostrou que não dá vexame na hora do trabalho e que não faz o tipo picape bonitinha urbanóide que só parece valente quando vazia e no asfalto. Venceu rampas de terra batida, com aclives de até 35º sempre com o giro na faixa econômica. Parando e saindo na subida, com a tração integral acionada, o carro assume jeitão parrudo e assume comportamento de trator.
A picape. E o pônei.
A troca de marcha é macia, curta e silenciosa, mostrando sincronia fina entre caixa e motor, e permitindo, sem carga, uma tocada mais esportiva. Contudo engatar a ré, para quem não tem muita intimidade com a picape, é uma tarefa trabalhosa. O engate exige leve pancada na alavanca de câmbio para que ela se encaixe na posição um pouco mais ao lado da quarta marcha. Leva tempo para se adaptar e, uma vez acostumado, o toque passa a ser mais natural.
O design da versão 2012 é inovador harmonizando robustez com elegância (o que não é muito fácil neste segmento). Picapeiro de verdade valoriza força e robustez. Neste quesito a Frontier surpreende. Falta, ainda, para todas as fabricantes, que alguém, quiçá o mercado, as convença de que picape tem que ter parachoque de ferro, e não de plástico, na parte dianteira, do mesmo jeito que tem na traseira.
Interior da Frontier Attack

Natureza bruta


Sim, é aquela do “pônei maldito”, o fatídico comercial que era para atacar a concorrência e acabou colando na própria marca. Mas esqueça isso, pois o porte da Frontier SE Attack 4×4 Cabine Dupla intimida. Com seus 5,23m de comprimento, 1,85m de largura e 1,78m de altura (sendo 22 cm do solo ao chassi), a picape média da japonesa Nissan tem visual e desempenho que fazem jus ao nome da série. Mas é o “bote” do motor turbo diesel eletrônico de 2.5 litros de 16 válvulas que se torna decisivo para o motorista fazer a escolha “ame-a ou deixe-a”, pois na versão avaliada com direção hidráulica e transmissão manual de seis marchas, o conforto na condução não é um ponto forte. Agora quem gosta de carros resistentes, prefere “bater pino” em vez de “bocejar no automático” e pretende superar desafios em terrenos acidentados, ah… Faça um test drive e decida se o investimento de R$ 100.990,00 na versão 4×4 vale a pena.
Na fase de primeiras impressões, a troca manual de marchas e o acionamento da ré exigem um pouco de paciência e adaptação do motorista. Para testar a picape em diferentes terrenos, fiquei com a missão de percorrer, sozinho, os cerca de 150 quilômetros (ida e volta) entre as cidades de São Paulo e Santos, primeiro descendo do planalto para o litoral paulista, pela Rodovia dos Imigrantes.

“Neblina à vista”
Em uma segunda-feira à noite na estrada com pouquíssimo movimento, a Frontier Attack se mostrou silenciosa sobre o piso de asfalto. Com o giro do motor a 2.500 rpm, a picape cortava a pista sem fazer esforço dentro da velocidade permitida para a via (120 km/h) e com um nível baixíssimo de ruído no interior da cabine. Como recomendado pelo fabricante, a tração 4×2 (por meio de um botão rotativo, há as opções 4×4 e 4×4 com reduzida) absorvia bem os poucos impactos do solo e dava segurança na condução.
Attack na orla da praia de Santos/SP
A viagem seguia sem problemas quando, no trecho de interligação entre as rodovias Imigrantes e Anchieta, o topo da Serra do Mar foi invadido pela neblina. Com o tráfego represado pela Operação Comboio da concessionária Ecovias, a velocidade foi reduzida para 40 km/h e a viagem, infelizmente, caiu no ritmo urbano “Anda e para, primeira marcha, segunda marcha. Anda e para (…)”.
Com os faróis de neblina (de série) acionados, foi possível conferir outra boa qualidade da picape: a eficiência do sistema de iluminação. Sem ofuscar os veículos à frente, a descida prosseguiu lentamente até a entrada nos túneis, onde a neblina se dissipa por conta do sistema de ventilação.
Iluminação eficiente (inclusive na neblina)
Com uma temperatura externa perto de 14 graus, foi hora de testar outro item importantíssimo: o sistema de ar condicionado. Claro, ele é convencional. Mas o ar quente foi suficiente para aquecer o habitáculo, e demonstrou que daria conta de atender não só o motorista, mas também os quatro passageiros da Cabine Dupla.
Vencida a Serra, vem o trecho urbano de Santos. É preciso andar manso na cidade, pois as dimensões avantajadas do veículo não combinam com motoristas de automóveis e motociclistas que abusam da velocidade e insistem em fazer curvas sem acionar a seta.
Não foi preciso fazer uma freada brusca. Mas se fosse necessário, os freios (com ABS antitravamento e EBS – Distribuição Eletrônica de Frenagem) mostraram muita disposição para “ancorar” as três toneladas da picape. O sistema é composto por discos ventilados na dianteira, e tambores autoajustáveis com válvula sensível à carga na traseira.
Subindo a serra
Na volta à cidade de São Paulo, a subida de serra pela Imigrantes foi vencida novamente sem esforço pelo torque do sistema de tração. A 2.000 rpm são entregues 36,3 kgfm. As ultrapassagens eram feitas de maneira tranqüila, pois se eu chegasse a 4.000 rpm, contaria com os 144 cavalos de potência do motor – que nunca foram necessários pois as retomadas se concluíam com, no máximo, 2.800 rpm. Nessa hora, você nem irá se lembrar de “como um câmbio automático” é confortável, pois é na levada manual que a condução da Attack se torna mais divertida.
Um pequeno "trator"
Após um intervalo para o almoço em São Paulo, o destino agora eram as trilhas leves da Estrada Velha de Santos, próximas à cidade de Ribeirão Pires. No chão de terra, com o botão da tração devidamente colocado no 4×4, a Frontier Attack mostrou do que pode ser capaz. Passou por buracos e ondulações de pista sem tomar conhecimento. Nada atrapalhava a dirigibilidade, pois a aderência do veículo (aliados aos excelentes pneus Yokohama Geolandar A/T-S 255/70 R16) provou que a picape também é capaz de encarar desafios mais pesados.

Contran define cor predominante de caminhões, reboques e semirreboques


O Contran definiu em sua Deliberação nº 119 que a cor predominante de reboques e semirreboques será aquela vinculada à estrutura fixa (o chassi). A determinação também atinge os caminhões e cavalos mecânicos, sendo que neste caso a cor predominante será a da cabine.
A definição da cor de caminhões e implementos se tornou necessária após polêmicas por conta da fiscalização nas estradas. Muitas vezes, agentes de fiscalização questionavam os documentos dos caminhões, alegando que a cor do veículo especificada não era igual à cor predominante do caminhão ou do reboque ou semirreboque.
A Deliberação 119 encerra as dúvidas. Veja abaixo a íntegra do documento, acompanhado dos anexos que ilustram as cores que devem constar inclusive no documento dos veículos:
“DELIBERAÇÃO N º 119, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2011.
Define a cor predominante dos caminhões, caminhões tratores, reboques e semirreboques.
O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO, ‘ad referendum’ do CONTRAN, no uso das atribuições legais conferidas pelo inciso I, do artigo 12, da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, pelo artigo 6º do Regimento Interno do mencionado Colegiado, e conforme o Decreto n.º 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, Considerando a necessidade de definir a cor predominante dos caminhões, caminhões tratores, reboques e semirreboques;
RESOLVE:
Art. 1º Considera-se cor predominante dos caminhões, caminhões tratores, reboques e semirreboques aquela que constar no cadastro do Registro Nacional de Veículos Automotores e no respectivo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV.
Art. 2º Para os caminhões e caminhões tratores, considera-se cor predominante aquela vinculada à cabine, conforme exemplificado no Anexo desta Deliberação.
Art. 3º Para os reboques e semirreboques, a cor predominante é aquela vinculada à estrutura fixa (chassi), conforme exemplificado no Anexo desta Deliberação.
Art. 4º Os preceitos desta Deliberação aplicam-se aos veículos novos e em circulação produzindo efeitos para a fiscalização 01 (um) ano após a sua publicação.
Art. 5º Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação ficando revogada a Resolução CONTRAN Nº 355/2010.
JULIO FERRAZ ARCOVERDE
Presidente do CONTRAN”



Scania lança nova edição do “Melhor Motorista de Caminhão” na Europa

 A Scania lança na Europa a competição “Melhor Motorista de Caminhão 2012″. Criado em 2003, o desafio consiste em avaliar as habilidades dos motoristas visando contribuir com a segurança nas estradas e valorização do profissional, além de promover uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes.

A expectativa da montadora é que o desafio atraia cerca de 55 mil motoristas de 39 países. ““A competição foi criada para chamar a atenção dos motoristas, celebrando suas habilidades e valorizando os atributos da profissão, extremamente importante para sociedade. Ao fazermos isso, buscamos elevar o status dos motoristas e atrair mais pessoas para profissão””, explica Leif Östling, presidente e CEO da Scania.
Nos próximos meses, serão anunciadas mais etapas ao redor do mundo, como Austrália,  Hong Kong, Argentina, Coréia, México, Singapura, China, Chile, Malásia, Peru e África do Sul, assim como ao redor da Europa.

Depois dos veículos da linha Daily, Iveco coloca Vertis no Programa Mais Alimentos

Boa notícia para os pequenos agricultores que precisam de caminhões maiores para escoar sua safra. O caminhão médio da Iveco, o Vertis, agora faz parte do Programa Mais Alimento e pode ser adquirido pelo agricultor com cadastro no programa do governo com desconto de 13%. Até agora a Iveco só tinha os modelos Daily entre 3,5 e 7 toneladas cadastrados no programa.
O Mais Alimentos faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com uma linha de crédito específica para financiar investimentos em infraestrutura das propriedades rurais e propiciar o aumento da produção e da produtividade.
Com o programa, os pequenos agricultores podem contar com uma linha de crédito especial com limite de R$ 130 mil e juros de 2% ao ano, três anos de carência e prazo para pagamento de até dez anos. Além do desconto especial de 13%, os veículos Iveco contam com garantia de 12 meses para a Linha Daily, sem limite de quilometragem, e dois anos para o Iveco Vertis, sendo o segundo ano somente para o trem de força.
Para ter acesso às informações da Iveco no Programa Mais Alimentos, basta ao agricultor procurar a concessionária Iveco mais próxima de sua cidade.

Foco em vendas e sustentabilidade para 2012 com o novo Stralis AS

Lançado no mercado brasileiro em 2004, o modelo de caminhão Stralis atingiu a marca de 20 mil unidades vendidas no Brasil, que atualmente, corresponde a 20% do total de vendas da fabricante no País.
História do Extrapesado no Brasil
Em 2007, veio o Novo Stralis, com motores de 380 e 420cv, com cabine e interior remodelados. Em 2010, surgiu o Stralis NR, com novas potências (380, 410 e 460cv), embreagem (patenteada mundialmente), câmbio ZF de 16 marchas e o sistema Frota Fácil de gestão de frotas. Em 2011, o NR se tornou NR Eurotronic, com câmbio ZF automatizado.
A partir de 2012, a Iveco prepara outro modelo para entrar no segmento top dos extrapesados dentro da nova geração Ecoline. Será o Stralis AS, com novos motores Euro 5, uma cabine de 3,85m de altura e 2,50m de largura, potência de 440, 480 e 560cv.
Serão oferecidas seis versões de motorização diferentes, com dois tamanhos de cabine e algumas combinações de entre-eixos, tração e transmissões.
Para Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco,“vamos elevar as qualidades de conforto a economia de combustível a novos patamares de excelência no segmento. O Stralis e o Stralis AS formarão a mais completa gama dos extrapesados, atendendo a todas as demandas dos clientes”.

Operação contra rebite apreende mais de 40 mil comprimidos de anfetaminas nas BRs

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou no final da tarde de segunda-feira (19/12) a Operação Morfeu. Até o momento foram apreendidos mais de 40 mil comprimidos de anfetaminas diversas, conhecidos entre os caminhoneiros como “rebites”. Junto com as substâncias, também caiu na apreensão cerca de R$ 25.000,00 em espécie, armas de fogo e munições. Pelo menos 25 envolvidos com os crimes foram presos.
De acordo com a PRF, entre os detidos estão funcionários de postos de beira de estrada, apontados pelas investigações como facilitadores do esquema. Os envolvidos poderão ser enquadrados nos crimes contra a saúde pública, e cumprir penas de 1 a 15 anos de reclusão.
Em Goiás, a polícia averiguou restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis, transportadoras e residências ao longo da BR-153, entre as cidades de Anápolis e Porangatu. Foram apreendidos mais de 12 mil comprimidos de anfetaminas, e cerca de R$ 10.000,00 em dinheiro e cheques. Oito suspeitos foram presos.
No Maranhão, em Santa Inês, em um posto de combustíveis na BR-316 foram apreendidos mais de cinco mil comprimidos de anfetamina. Já na Bahia, em Santo Antônio de Jesus, os agentes apreenderam em uma empresa farmacêutica cerca de 1.200 frascos de medicamentos irregulares. Segundo agentes da Anvisa, os produtos eram comercializados sem licença do órgão regulador.
A Operação Morfeu é o resultado de um trabalho prévio de inteligência realizado pela PRF, que mapeou áreas vulneráveis e monitorou a ação dos criminosos que facilitavam a chegada de anfetaminas até os caminhoneiros.
Para a polícia, o cansaço e o uso de drogas podem estar entre as causas de muitos acidentes graves envolvendo veículos de carga nas estradas brasileiras. Os “rebites” geralmente são receitados para o tratamento de obesidade, sendo necessária receita médica para sua obtenção.
Além da diminuição do apetite, o seu uso traz uma sensação de “vigor”, inibindo o sono e o cansaço. Mas os reflexos ficam prejudicados, e, passado o efeito, o motorista é surpreendido por um cansaço repentino, podendo adormecer instantaneamente ao volante.

Goodyear inicia feirão em Americana


Começa nesta quinta-feira, 15, o "Primeiro Feirão de Fábrica de pneus do Brasil". Realizado na fábrica da Goodyear, em Americana (SP), no quilometro 128 da Rodovia Anhanguera, o evento vai até o próximo dia 23. Durante o encontro, que tem como principal público-alvo os motoristas autônomos e os pequenos frotistas, toda a linha de pneus para caminhões da empresa terá condições especiais de venda.
“A Goodyear, como parte integrante do setor de transporte, reconhece a importância de estar ao lado destes profissionais com papel tão preponderante na economia do País. Por isso, além de oferecer alta tecnologia e grande valor agregado em todos os nossos produtos e serviços, estamos convidando os clientes para a nossa fábrica e oferecendo uma oportunidade inédita de adquirir pneus Goodyear com condições especiais”, afirma Antonio Roncolati, diretor de Vendas de Pneus Comerciais da Fabricante.
Ao longo dos oito dias do feirão, a Goodyear também irá oferecer aos seus clientes no Estado de São Paulo a promoção “Preço de Fábrica”, nas lojas dos revendedores oficiais participantes, DPaschoal, Roma Pneus, Caiado Pneus, Passari Pneus e Edson Pneus.
Fonte: WebTranspo


Mercedes faz promoção de Euro III

                                            A Mercedes-Benz, que já declarou abertamente que tem como um de seus principais objetivo para os próximos anos recuperar a liderança nacional de vendas de caminhões, esta divulgando uma campanha com amplas vantagens para quem adquirir modelos da geração Euro III, que serão produzidos até o dia 31 de dezembro de 2011. Na promoção, é oferecido qualquer caminhão da linha Mercedes 0km com taxa de 0,82% ao mês, ou 9,84% ao ano. Outra facilidade é o parcelamento da entrada em até 60 meses e todo o processo será financiado pelo BNES Finame, através do Banco Mercedes-Benz. 

Pelas regras do Proconve P-7, a partir de primeiro de janeiro de 2012 os fabricantes de veículos comerciais pesados só podem tirar da linha de montagem caminhões do padrão Euro V, que possuem tecnologia mais avançada para o controle de emissão de poluentes. Mas as montadoras poderão faturar até março de 2012 os modelos Euro III produzidos em 2011. Muitas transportadoras estão antecipando compras e renovação da frota para garantir melhor preço, uma vez que os novos Euro V serão de 8 a 12% mais caros. A promoção da Mercedes-Benz vale para todo o território nacional. (André Gomide)