LED será realidade

                                      A evolução natural das tecnologias utilizadas nos veículos comerciais, somadas às preocupações ecológicas, apontam a iluminação por LED como o futuro certeiro para equipar caminhões e ônibus, por exemplo. O produto possui vida útil muito superior, em relação às lâmpadas tradicionais, melhor qualidade e alcance de iluminação. Com todas essas vantagens, o LED ainda apresenta menor consumo de energia e um design mais elegante.
Já muito comuns em veículos de luxo e nos chamados “carros verdes”, a iluminação por LED começa a ganhar espaço no segmento profissional. “Baixo consumo de energia e longa vida útil é uma boa combinação para veículos comerciais”, afirma Niklas Blomqvist, engenheiro Sênior de iluminação da Scania (matriz).
Segundo a montadora, uma lâmpada LED demanda menos de 25 watts para produzir a mesma quantidade de luz que uma lâmpada tradicional, que precisa de 70 watts. O menor consumo de energia reflete em uma sensível redução no consumo de combustível.
Fonte: Transpoonline

Volvo amplia disputa no negócio de ônibus do mercado brasileiro

A companhia sueca Volvo investe em estratégia competitiva e entra agressiva no mercado latino-americano de ônibus ao seguir os passos de seus maiores concorrentes, Mercedes Benz e Scania, e lançar o chassi B 270 F, o primeiro fabricado para motor dianteiro da categoria semipesado no Brasil.
Com isso, a Volvo Bus Latin America, braço da companhia na fabricação de ônibus, dá um salto quádruplo em participação latino-americana e passa a competir num mercado que produz 16 mil unidades de chassi ao ano, somando as duas categorias: pesado, com quatro mil peças anuais, e semipesado, com 12 mil por ano.
O objetivo, segundo o presidente da Volvo Bus Latin America, Luiz Carlos Pimenta, é aumentar o market share de ônibus pesado de 28% na América Latina em 3 pontos percentuais, e no Brasil, de 17% para 30%, ambos até o final deste ano.
Com operações no Brasil desde 1979, até então a Volvo Bus atuava somente na categoria de ônibus pesado, de chassi com motor traseiro e monobloco.
A Volvo Bus Latin America garante que as instalações da fábrica em Curitiba (PR) estão preparadas para atender o aumento da demanda. A expectativa do Volvo é comercializar 1,2 mil unidades por ano e participar de 10% do mercado do segmento. A empresa estima crescimento contínuo da demanda pelo modelo e pretende em 2013 fabricar 3 mil unidades anuais. A pré-venda já foi responsável por comercializar 200 unidades.
Fonte: DCI

Escola de Transportes realiza cinco cursos em julho





A Escola de Transportes realiza cinco cursos ainda neste mês. O primeiro, sobre redução de acidentes no transporte rodoviário de cargas, será dia 16 de julho, das 8h30 às 17h30, ministrado pelo engenheiro mecânico Rubem Melo.

Outros dois, sobre qualificação de sinalizadores para operações com guindastes e sobre transporte de cargas especiais e gestão do processo de obtenção de Autorização Especial de Trânsito, serão dia 23, no mesmo horário. O primeiro, ministrado pelo engenheiro mecânico Camilo Filho e o segudo, pelo engenheiro especializado em trânsito, João Batista Dominici.

No dia 30 de julho, serão realizados outros dois: sobre gestão e controle de frota, sob responsabilidade do engenheiro de transporte Antonio Lauro Valdivia Neto; e sobre Lei da Balança, por Rubem Melo.

Todos são realizados aos sábados, em São Paulo, e têm a mesma carga horária.

Para mais informações e inscrições, clique nos links abaixo:

Redução de acidentes no transporte rodoviário de cargas

Qualificação de sinalizadores para operações com guindastes

Transporte de cargas especiais e gestão do processo de obtenção de Autorização Especial de Trânsito

Gestão e Controle de Frota

Lei da Balança