A Mercedes-Benz informa que já comercializou no país 200 ônibus de sua nova linha 2012, sendo 140 chassis articulados O 500 UA e 60 unidades do modelo O 500 U. Os modelos, bem como os outros chassis da nova família de chassis de ônibus da marca, contam com motor PROCONVE P-7, legislação equivalente ao rigoroso padrão EURO 5, que entrará em vigor no Brasil somente a partir de janeiro do próximo ano.Lançamentos - Segundo Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, esses chassis urbanos, todos do tipo “low entry”, foram comercializados para clientes da cidade de São Paulo. “Os modelos já são da nossa linha de ônibus 2012, que introduzirá no País a avançada tecnologia BlueTec 5, solução da Mercedes-Benz para atendimento à nova legislação de emissões”, destaca.


Mercedes-Benz O 500 UA
Durante o 3º Transpúblico, evento do setor de transporte de passageiros realizado neste mês em São Paulo, a montadora lançou dois novos chassis da sua linha 2012 – os articulados O 500 MDA e UDA “low entry”, que trazem como grande novidade os 4 eixos, sendo 2 eixos na parte traseira do veículo. “Estes chassis podem receber carroçarias até 23 metros, a maior entre os articulados, o que possibilita o transporte de mais de 200 passageiros”, informa Ricardo Silva, vice-presidente de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz O 500 MDA
Esses dois novos modelos se juntam aos atuais chassis O 500 MA e UA “low entry” da marca para o segmento. Em 2012, de acordo com a montadora, ambos também receberão motores PROCONVE P-7 e a tecnologia BlueTec 5.A motorização eletrônica OM 457 LA que equipará os chassis O 500 articulados em 2012, atendendo ao PROCONVE P-7, oferecerá uma potência de 354 cv a 2.000 rpm, com torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm. A fabricante destaca ainda as vantagens do motor posicionado na traseira do chassi, que oferece melhor estabilidade e rápido retorno à situação de dirigibilidade, bem como maior conforto para os passageiros, uma vez que produz menor nível de ruído e menor irradiação térmica no interior do ônibus.Linha - Com a nova família de chassis para ônibus Mercedes-Benz, que chegará ao mercado a partir de janeiro do próximo ano, a marca passará a oferecer 20 modelos de veículos para transporte urbano e rodoviário, sendo três deles inéditos. A chegada da linha 2012 também introduzirá no mercado brasileiro a tecnologia BlueTec 5, solução exclusiva da marca para ônibus e caminhões em atendimento à legislação PROCONVE P-7, já utilizada pela marca na Europa desde 2005.De acordo com a montadora, o BlueTec 5 foi desenvolvido e testado, durante mais de três anos, para uso no Brasil. “Além de reduzir drasticamente as emissões de poluentes, atendendo aos limites do PROCONVE P-7, esta avançada tecnologia proporciona menor custo operacional, com redução no consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção”, ressalta Ricardo Silva.A linha 2012 também sucederá todos os atuais chassis Mercedes-Benz para ônibus urbanos e rodoviários, que irá alterar algumas denominações de produtos (confira na tabela abaixo). Entre esses modelos, destacam-se o chassi OF 1724 para o transporte urbano, intermunicipal, fretamento e rodoviário de curtas distâncias, equipado com motor de 6 cilindros e indicado para percursos que exigem uma maior velocidade média; e o OF 1721, sucessor do atual OF 1722, modelo de ônibus mais vendido do país, indicado para os percursos caracterizados por trechos travados, do tipo para-e-anda.Linha de ônibus 2012 Mercedes-Benz